03 maio 2008

ECOS DO FREUD EXPLICA - SEGUNDO ANO


01 Maio 2008

DE AMORES E AMIZADES

UMA FÓRMULA QUE SE EXPANDE

(A Sigmund Freud e seu sonho inaugural)

A noite dos sonhos o convoca

aterrado, a pesar do que vê

os seus sonhos nos da fé

.

Uma boca que se abre

uma fórmula que se expande

e umas letras que se encontram

26 Abril 2008

ÉRAMOS TODOS NEGROS

O que Drauzio Varella traz é que só é possível identificar indivíduos com grandes semelhanças genéticas quando descendem de populações isoladas por barreiras geográficas que impediram a miscigenação. Isso é possível no mundo globalizado?

No ano passado, foi identificado um gene, SLC24A5, provavelmente responsável pelo aparecimento da pele branca européia.

Desse ponto de vista, vale fazer a perguntar, já posta, o quanto a "civilização" está interferindo com a "seleção natural", tendo em vista que características anti-sobrevivência continuam a aparecer (ex, hemofilia)?

21 Abril 2008

A FILA ANDA

Após esse relato, o tempo passou entrecortado entre frases curtas e muitos minutos de silêncio. Carlos suava muito e usava o lenço para enxugar o rosto e os olhos. Milton perguntou:

- Por onde anda o seu pensamento agora?

- A fila anda! Respondeu com a voz quase inaudível e ar de desânimo, e continuou: - O encontro com Natalie e tudo o que ela me contou. O meu casamento... A minha profissão... Aqui...

18 Abril 2008

SIMPLESMENTE

Quero de volta o viço.

De volta a potência.

Quero a visão.

A audição.

.

Ainda tenho o amor.

Tenho o carinho.

Paixão e a compaixão.

Não tenho muitas ilusões.

Nem medo da morte.

Correr, já não posso...

07 Abril 2008

A CURA DE SCHOPENHAUER DE IRVIN D. YALOM - O livro

Depois de ler “Quando Nietzsche chorou”, “Mentiras no divã” e “Carrasco do amor”, todos do mesmo autor, a gente já se familiarizou e aprendeu que, este psiquiatra de 76 anos, sempre encontra um jeito de se colocar nos seus textos, fazendo com que tenha um quê de autobiográfico.

O mais incrível, é que mesmo sendo um romance, seus livros parecem ensaios sobre o tema apresentado, trazendo aspectos técnicos e teóricos de psicoterapia alem do conhecimento dos filósofos. Mais incrível ainda quando se trata de grupos de terapia.

30 Março 2008

SÃO PAULO NO DIVÃ

O cientista cognitivo Keith Stanovich fez uma carreira do estudo da hipocrisia. Ele a vê como surgindo da incompatibilidade de tais coisas como o interesse próprio e os desejos com crenças de ordem mais alta na moralidade e na virtude. As únicas pessoas que não são hipócritas são a minúscula e talvez não-existente minoria que é tão santa que nunca se entregam a seus instintos mais básicos e o grupo maior que nunca tenta viver segundo os princípios da moralidade ou virtude. Ele dessa forma defende que os hipócritas são na verdade a classe mais nobre das pessoas. François duc de La Rochefoucoult tinha expressado alguns séculos antes uma opinião semelhante quando declarou que "a hipocrisia é a homenagem que o vício presta à virtude."

10 Março 2008

MAIS FORTE DO QUE DEUS

Eu ainda não havia examinado a contratransferência. Ainda não havia feito uma ligação direta entre a minha análise e a analise de Jorge, até o dia em que ele chegou arrasado, visivelmente em frangalhos e chorava copiosamente. Depois de alguns lenços para as lágrimas, ele perguntou:

19 Fevereiro 2008

O VALOR DA AMIZADE

Chaim marca a amizade como a possibilidade de diferenciação que ela oferece a si e ao outro. Ele se baseia em Freud para explicar como as mais fortes relações familiares existentes, são as que se fazem em torno da autoridade e da função paternas. O grupo familiar estabelece como cada indivíduo conhece seu lugar na estrutura de parentesco. Antes mesmo de nascer, já existem posições e escolhas determinadas, ao menos de filho. Amor e ódio ocupam lugares com figuras e objetos determinados para atingir.

15 Fevereiro 2008

ESCUCHA

Escucha, poeta de la permanencia, del cambio y del conflicto,

¿no es acaso la lengua como el río

y según el autor del Fedro y el Cratilo

las letras con sus formas, la arcilla del olvido?

.

Hosti el extranjero, metáfora que nace

y luego el enemigo

metáfora que muere, el léxico nos convence

y la memoria se oscurece

06 Fevereiro 2008

DEMOCRACIA E DESEJO DE VIOLENCIA

O caderno mais! da Folha de São Paulo desse domingo trás o artigo O soldado de Tocqueville onde o escritor Michel Houellebecq discute a democracia prevista pelo pensador francês, aborda a hegemonia cultural americana e faz uma defesa do futebol como antídoto ao "desejo de violência"

Deixando de lado a questão da hegemonia cultural Americana, me chamam mais a atenção as questões que tratam da democracia e do desejo de violência.

04 Fevereiro 2008

HÁ LIBERALISMO NA PSICANÁLISE?

A questão da eugenia no Brasil tem sido apresentada sob vários aspectos, alguns criaram “mal-estar” nos meios psiquiátricos, seja pelo tom acusador, seja pela injustiça cometida, e têm sido repetidos em sucessivos trabalhos universitários. A partir do livro de Jurandir, é citada a opção eugênica da Liga Brasileira de Higiene Mental, na década de 1930. Essa opção é explicada pelo autor como uma aproximação aos ideais nazistas da psiquiatria alemã. O fato de ter sido publicado nos Arquivos de Higiene Mental a Lei eugênica alemã de 1934 dá a impressão de reforçar as idéias do autor. Num período atribulado da história brasileira: a crise econômica de 1929, a revolução de 1930; a revolta constitucionalista de 1932; a revolta comunista de 1935 e a tentativa de golpe integralista de 1938. O Brasil vivia num período de afirmações totalitárias e convivia com a ditadura Vargas que tentava se equilibrar entre as forças em luta pelo mundo.

26 Janeiro 2008

OBESIDADE: UM PROBLEMA INSOLÚVEL?

De que se trata? Seu sintoma nos leva a pensar naquilo que, não pode ser nomeado, mas que se expressa em seu corpo. A idéia, porém, não é buscar o momento do surgimento do sintoma. O que se quer é preencher a sua memória dinamicamente, superando as resistências promovidas por aquilo que se tornou incompatível e inominável e, por isso mesmo, foi esquecido. Esquecer, aliás, é a tarefa de qualquer psiquismo. Essa amnésia funciona como uma lembrança encobridora - uma lembrança que esconde o que não pode ser lembrado. Todavia, repetir compulsivamente é a maneira que ele tem para "recordar".

17 Janeiro 2008

CHAIM SAMUEL KATZ TOMA POSSE NA ACADEMIA BRASILEIRA DE FILOSOFIA

O presidente da Federação Israelita, Sérgio Niskier, irá prestigiar a posse, dia 17, de Chaim Samuel Katz na Academia Brasileira de Filosofia. O psicanalista é o primeiro judeu a tomar posse na instituição presidida por João Ricardo Moderno. Na ABL, a colônia está representada por Arnaldo Niskier e Moacyr Scliar.

30 Dezembro 2007

ALEGRIA E FELICIDADE NA PSICANÁLISE

O que inviabiliza o processo da diferenciação. O desamparo como fatalidade é a negação da morte, é não aceitar a morte. Tem como conseqüência diminuir a busca da felicidade de viver, da alegria de viver. O que significa o desamparo? A experiência de que não existe nada que tenha a possibilidade de nos satisfazer. No Evangelho, conta-se que o Cristo foi tomar água e tinha uma mulher, uma samaritana que foi buscar água no poço. Cristo lhe pediu um pouco de água e ela disse: você é judeu, como está pedindo água a uma samaritana? Disse-lhe Cristo, é porque eu tenho uma outra água, água diferente dessa. Porque essa você bebe e depois tem sede. Eu tenho uma outra água, eu conheço uma outra água que quem bebe dela não tem mais sede. Isso significa essa diferença que quer marcar entre e água lustral, eterna, da vida eterna, significa excluir a morte, é a maneira do desamparo fatal. É a maneira de dar o desamparo fatal. Essa água lustrai é como se fosse a parada de qualquer diferenciação. Emanuel Carneiro Leão

14 Dezembro 2007

A ÉTICA EM QUESTÃO - Uva sem caroço ou psicanálise em penca

Entende-se que, muitas vezes uma análise está longe de ser pura ou linear. Nela, vários processos ocorrem simultaneamente e, conseqüentemente, sem perceber, o psicanalista violenta o método com o próprio processo, que comporta uma diversidade de técnicas psicoterapêuticas, ao mesmo tempo sem poder, predeterminar os caminhos possíveis que surgem a partir do encontro de dois inconscientes, e sem que isso, seja considerado um erro técnico ou pontos cegos do analista, desde que esteja permeado pela ética.

01 Dezembro 2007

O SEGUNDO HOLOCAUSTO

E a comunidade internacional? Precisamente: continua "espantada" e "chocada". Cuidado, gente: não é saudável tanto "espanto" e tanto "choque". E, além disso, não é necessário. As palavras de Mahmoud Ahmadinejad estão em perfeita sintonia com a retórica anti-semita que, diariamente, o mundo árabe vai produzindo para consumo interno e externo.

30 Novembro 2007

DECISÃO SOBRE DISCRIMINAÇÃO RACIAL

“a Comissão chama a atenção do governo brasileiro que a omissão das autoridades públicas em efetuar diligentemente e adequada persecução criminal de autores de discriminação racial e racismo cria o risco de produzir não somente um racismo institucional, onde o Poder Judiciário é visto pela comunidade afro-descendente como um poder racista, como também resulta grave pelo impacto que tem sobre a sociedade na medida em que a impunidade estimula a prática do racismo.”

13 Novembro 2007

GUARDIÕES DO TEMPO

A inglesa Judy Robbe, de 66 anos, mora em Belo Horizonte há 40 e trouxe para o Brasil a idéia de um testamento que começa a circular na Europa e nos Estados Unidos. O living will (desejo de viver) expressa como ela quer envelhecer e ser tratada quando não estiver mais lúcida, se isso acontecer no futuro. O documento é assinado por dois médicos e um tutor da família, indicado por ela. Abaixo, o testamento de Judy.



11 Novembro 2007

NORMAN MAILER FEZ DA AMERICA O SEU ASSUNTO

Norman Mailer era acima de tudo ambicioso. Ele declarou certa vez que queria escrever "um romance que Dostoiévski e Marx; Joyce e Freud; Stendhal, Tolstói, Proust e Spengler; Faulkner e até mesmo o velho Hemingway iriam querer ler".

01 Novembro 2007

SERÁ QUE A PAIXÃO PERTENCE AO OILIMPO?

Prometeu, prometeu aos humanos que iria ao Olimpo e roubaria o Fogo Sagrado dos Deuses e os daria aos mortais... para estes adquirirem o Poder Divino e se igualarem a eles.

Em retribuição deste roubo, os Deuses irados enviaram a Bela Pandora, segurando uma caixa, de presente aos humanos. Por curiosidade, abre-se a caixa para ver o que havia sido enviado do Olimpo. Será que tínhamos essa permissão? Qual foi a punição dada pelos deuses aos mortais?

21 Outubro 2007

MAIS DO QUE ELEMENTAR, MEU CARO WATSON

Apesar de ser negro, e de família pobre, Juliano Moreira em 1886, dois anos antes da abolição oficial da escravatura, entrou na Faculdade de Medicina da Bahia, formando-se aos dezoito anos, em 1891, e se tornando professor da Faculdade, onde se referia às idéias de Freud em sua cadeira.

Já em 1900 representou o Brasil em congressos internacionais: em Paris, neste ano, foi também eleito Presidente Honorário do 4º Congresso Internacional de assistência a alienados, em Berlim; também foi congressista brasileiro em Lisboa, em 1906; Milão e Amsterdã, em 1907; Londres e Bruxelas, em 1913.

02 Outubro 2007

FILÓSOFO ESLOVENO RESGATA A VOZ DE SUA FUGACIDADE

Mladen Dolar constrói uma teoria sobre a voz, objeto de estudo que escapa à descrição de muitas disciplinas.

Ele tenta mostrar que, ao lado das duas formas comuns de uso da voz a voz como portadora de significado e a voz como objeto de admiração estética existe um terceiro nível: o objeto voz, que não se dilui no ar após a transferência de significado, nem se fossiliza como monumento de adoração fetichista, mas se revela como ponto cego do chamado e como interferência na apreciação estética.

14 Setembro 2007

EU SEI, MAS MESMO ASSIM...

Diz Mannoni: “(…) é preciso que a crença sobreviva ao desmentido, embora ela se torne inapreensível, e que se veja dela apenas os efeitos completamente paradoxais. Este exemplo abriria todos os tipos de caminho: a utilização de falsas notícias com objetivos de propaganda, mesmo quando devem ser desmentidas, as promessas que não podem ser cumpridas, a psicologia da mistificação e dos impostores”.

”Eu sei, mas mesmo assim…” que é como Mannoni sintetiza esta posição de manter uma crença mesmo depois de ter um conhecimento que a invalidaria, atitude própria da recusa, pode ser detectada em muitos acontecimentos de nossa psicopatologia da vida cotidiana ligada às crendices, tipo horóscopo, cartomante, previsões do fim do mundo, loterias, tarôs, duendes, etc.

02 Setembro 2007

GAMADO

Com Freud ele pergunta "O que deseja a mulher?" e se pergunta também o que pode o homem? E é com essa interrogação que ele aponta as diferentes formas de gamar ou "tomber amoureux", literalmente "cair de amor" e a diferença sexual.

Tenta explicar as coisas, falando dos corpos, do desejo, do ciúme com relação ao pai, como uma maneira de organizar nosso desconhecimento.

28 Agosto 2007

PERSONALIDADES NARCÍSICAS

Nesta correspondência entre Freud e Jones, Freud descreve que se trata de uma paciente onde o mais importante é seu problema narcísico. "Nossa teoria não conseguiu dominar, todavia o mecanismo destes casos. Parece provável que a formulação de um ideal elevado e severo apareceu Numa idade muito jovem, mas este ideal foi represado, "recalcado" no começo da maturidade sexual e desde então trabalha na obscuridade. Sua [da paciente] liberdade sexual pode ser aparente, a manutenção da qual requer aquelas atitudes conspícuas e compensatórias como a arrogância, o comportamento majestoso, etc."

27 Agosto 2007

O TÉDIO

Vá ao circo senhor!

Talvez as liguinadas do palhaço

Que as multidões inteiras não cessam de aplaudir

Lhe arranquem a boa gargalhada e lhe façam sorrir

.

Já sei o meu doutor, que o mal é incurável!

Quem as multidões diverte a ri no Coliseu,

O riso que ele tem é um riso aparvalhado

Que a miséria encobre, um riso desgraçado

Esse palhaço sou eu.

15 Agosto 2007

RÉUS FEIOS TÊM MAIS CHANCES DE SER CONDENADOS

Réus feios têm mais chances de ser condenados, diz estudo

Jurados são mais rígidos com os feios, diz estudo

Pessoas feias têm mais chances de serem condenadas por júris populares do que pessoas bonitas, de acordo com um estudo realizado pela Universidade de Bath, na Grã-Bretanha.

09 Agosto 2007

"O SONHO" EM CARTAZ E NO DIVÃ

Na montagem da peça "O Sonho de Strindberg" conta-se a viagem de Inês, filha do deus Indra, à Terra, onde a mesma conhece os seres humanos e suas principais angústias e desilusões. Inês encontra durante a viagem o castelo, o oficial, a porteira, o advogado e outras personagens e com elas passa a experimentar toda sorte de situações e experiências vividas pela humanidade: do casamento à separação e da angustiante espera ao eterno recomeço.

02 Agosto 2007

ERNST INGMAR BERGMAN E MICHELANGELO ANTONIONI

Na minha opinião Bergman teve maior influencia para a psicanálise, pois os seus filmes lidam geralmente com questões existenciais como a mortalidade, a solidão e a fé. Um grande, no meu entendimento, um poeta da inquietação humana, da vida e da morte, da problemática relação entre o homem e a natureza. Da ausência de Deus, ou da omissão. As suas influências literárias vêm do teatro: Henrik Ibsen e August Strindberg.

12 Julho 2007

COMIDA É COISA DE BICHO

– A coisa vem quando eu acordo, e não é todo dia não, eu estou tomando uns calmantes, a ginecologista me deu uns remédios pra melhorar a coisa. A coisa aparece quando eu acordo, aí começa a me dar, sabe um troço dentro de mim, eu começo a me sentir mal, a me sentir com muito medo, a me sacudir inteira. Eu tenho pavor e acho que vou me atirar pela janela. Não sei nem como é que eu chamo isso, eu chamo a coisa; não sei como chamar isso. É a coisa que me dá; meus filhos ficam horrorizados, eles têm muito medo quando eu tenho a coisa. Eu não consigo controlar, só dá de manhã, quando eu acordo. De noite não dá, de noite eu fico satisfeita dentro de meu quarto, com ninguém me incomodando, então não tem problema. Mas de manhã, se eu bobear, a coisa vem.

06 Julho 2007

O INSUPORTÁVEL E O PODER SIMBÓLICO

Acredito que o que está em jogo é a investidura do poder simbólico que Pierre Bourdieu estuda nos interstícios da dinâmica dos processos de socialização para entender como eles incidem nas formas de transmissão favorecendo “condições estruturais de manutenção das desigualdades sociais”. Ele pretende demonstrar que há desde sempre uma relação de força. E desde sempre ela é tributária de uma permanente relação de poder.

03 Julho 2007

POLEMICA NAS UNIVERSIDADES

Os autores também indicaram John Rawls, um dos grandes formuladores e defensores contemporâneos de uma ordem democrático-constitucional que reconheça a possibilidade desse tipo de ação, que a define claramente: a desobediência civil é “um ato público, não violento, político porém consciencioso, contrário à lei e usualmente feito para produzir uma mudança na lei ou em políticas de governo”. Sendo pública, ela nunca é acobertada ou feita em segredo, mas ao contrário, é comparável a um discurso público ou a um modo de manifestação pública. Para ele essa é uma das razões de seu caráter essencialmente não-violento.

24 Junho 2007

ESTUDANTE DE MEDICINA ENTREVISTA O AUTOR DO BLOG FREUD EXPLICA

Se constituir, psicanalícamente falando, significa ter uma formação que minimamente possa ter passado pela formação teórica, uma análise pessoal e uma supervisão clínica. O psicanalista, é via de regra, chamado quando já se esgotaram as vias médicas e/ou religiosas sem que o paciente apresentasse uma remissão dos sintomas apresentados. A postura do Psicanalista diante de um paciente em crise, quaisquer que sejam as circunstâncias, deve ser, em primeiro lugar de acolhimento para que a crise encontre um lugar de fala e de escuta, em seguida propiciar que a transferência inaugure o "encontro" entre analista e paciente para que o tratamento aconteça. Daí a conseqüência depende do tempo de investimento pessoal.

15 Junho 2007

COMO NASCE UM PARADIGMA

Um grupo de cientistas colocou cinco macacos numa jaula, em cujo centro puseram uma escada e, sobre ela, um cacho de bananas. Quando um macaco subia a escada para apanhar as bananas, os cientistas lançavam um jato de água fria nos que estavam no chão.

30 Maio 2007

QUANTA COISA EXISTE E QUE NÃO PRECISO PARA SER FELIZ

O capitalismo de tal modo desumaniza o homem, que já não somos apenas consumidores, somos também consumidos. As mercadorias que nos revestem e os bens simbólicos que nos cercam é que determinam nosso valor social.

Somos seduzidos pela internet, pelas propagandas “delivery” e a sedução ganha seu supremo canal na compra pela internet e pelo telefone. Sem sair da cadeira o consumidor faz chegar à sua casa todos os produtos que deseja.

13 Maio 2007

A CIÊNCIA E A IGREJA AINDA EM DEBATE

Marcelo Gleiser argumenta: que fim mais digno pode ter um embrião condenado à destruição do que participar de uma pesquisa que tem o potencial de salvar milhões de pessoas? A escolha parece semelhante, ao menos em parte, à dos que doam seus órgãos para transplantes. Ao menos partes de seus corpos poderão ajudar aqueles em necessidade, em vez de apodrecerem sob a terra ou de serem cremadas.

07 Maio 2007

PRÓ-CÉLULAS-TRONCO EMBRIONÁRIAS

A posição de Mayana Zatz em defesa da pesquisa com células-tronco embrionárias não é pessoal e muito menos religiosa. A geneticista participou da audiência pública no STF como porta-voz da Academia Brasileira de Ciências, da qual é membro. Sua postura é a mesma defendida pelas academias de ciências de outros 65 países.

06 Maio 2007

CARTA AFETIVA

De resto, em termos científicos, você está no melhor caminho para se tornar autônomo. Prova disso são seus estudos sobre o ocultismo, que talvez, por esta ambição, venham sendo beneficiados por um excesso de zelo. Não se envergonhe de ter, na maior parte do tempo, a mesma opinião que eu e não exija de mim pessoalmente mais do que eu estou disposto a lhe conceder de bom grado. Devemos ficar contentes quando, excepcionalmente, uma pessoa consegue lidar sozinha consigo mesma. Você conhece seguramente o preceito: o que não é nosso por direito é Rebach.

Nenhum comentário: