17 dezembro 2008

FREUD EXPLICA RESPONDE: PROFISSÃO PSICANALISTA 4

Ariel Neto pergunta

Boa tarde,

meu nome é Ariel, e achei seu blog por meio das tirinhas dos malvados, estava procurando as que falavam de psicanálise para enviar a uma amiga que esta se formando na psicanálise de Lacan, por agora. Li alguns dos textos do blog e gostei.

Sou estudante universitário, estou no meio do curso de medicina (Universidade de Brasília), com mais 3 anos pela frente, e gostaria de pedir um auxílio ao senhor, uma opinião. Me interesso por psicologia e psicanálise há algum tempo, mas confesso que não sei muito sobre. Sei que a formação de psicanálise independe da formação prévia, pelo menos é o que já li e me disseram sobre. O que o senhor acha de um médico tornar-se psicanalista? Seria interessante a formação em psiquiatria também? Entendo que não são complementares, pois a abordagem é diferente, mas talvez para conhecer o que não se deve fazer. Seria interessante uma experiência prévia em outra área antes de partir para a psicanálise?

Então é isso, gostaria de uma opinião.

Abraço

Freud Explica responde

Em primeiro lugar, quero parabenizá-lo pela escolha das tirinhas dos malvados, que reputo ser uma das grandes criações da historia em quadrinhos moderna. André Dahmer tem demonstrado criatividade e amadurecimento em seu trabalho.

Em segundo lugar, quero lembrar que o próprio Freud era médico. Isso fez com que se pensasse que a medicina deveria ser a profissão escolhida para o exercício da psicanálise. Entretanto, Freud repudiou essa idéia. Elizabeth Rudinesco e Michel Plon apresentam na História do Movimento Psicanalítico na França, como Lacan avançou mais nesta questão.

Creio que o seu percurso será bastante interessante, mesmo que você estude psiquiatria.

Nesse blogue eu já analisei algumas questões relativas à formação e à prática da psicanálise, como indico nos links a seguir:

FREUD EXPLICA RESPONDE: PROFISSÃO PSICANALISTA 3; FREUD EXPLICA RESPONDE: PROFISSÃO PSICANALISTA2; FREUD EXPLICA RESPONDE: PROFISSÃO PSICANALISTA

Alem desses títulos eu publiquei um artigo em que um médico se ocupa de sua função médica levando em consideração alguns cuidados que seriam típicos da psicanálise. É importante salientar que o médico Miguel Srougi é professor de medicina e exerce exclusivamente a medicina. Contudo com o título: Medicina ou psicanálise? Uma sutil diferença, eu sugiro uma leitura diferenciada da entrevista.

Espero que o exposto lhe de o suficiente para suas futuras decisões.

Um comentário:

Anônimo disse...

Obrigado pela resposta. Dois desses três artigos recomendados eu já tinha lido e também essa entrevista de Srougi. Urologia é bem interessante também hehe. Ainda estou por fora de como é a regulamentação da profissão em Brasília, mas procurarei saber. Um professor da UnB recentemente largou a medicina para se dedicar à psicanálise, e tenho a impressão de que isso não é tão incomum. Assim, não quero perder mais tempo! Veremos

Mais uma vez obrigado,
Ariel