02 novembro 2008

FREUD EXPLICA RESPONDE: PROFISSÃO PSICANALISTA2

Patricia Lima pergunta

Rogério,

Leio sempre seu blog pois acho que possui sempre coisas interessantes a respeito de Freud e outros assuntos.

Só outro dia percebi que você é biólogo e psicanalista e por isso resolvi te escrever.

Também sou bióloga, apesar de nunca ter trabalhado nessa área. Acabei, por interesse e outras especializações, trabalhando na área de recursos humanos, mas já tem algum tempo que tenho vontade de fazer psicanálise, para depois trabalhar em psicanálise clínica.

Tenho como estudar psicanálise sem ter feito psicologia? De que forma você fez?

Aguardo seu retorno

Obrigada

Freud Explica responde:

Cara Patricia

Sempre que me vejo diante dessas questões, a primeira coisa que faço é indicar a leitura de ”A Questão da analise leiga” escrito por Freud em 1926. A finalidade dessa indicação desmistificar a psicanálise como parte da medicina ou da psicologia. Eu vejo a psicanálise muito mais devedora de ensinamentos da filosofia do que dessas disciplinas. Também vejo a psicanálise devedora de outros ramos do conhecimento e principalmente da biologia.

Além de ser eu mesmo um biólogo de formação, tenho vários colegas que também se interessaram o hoje militam na psicanálise, mas para não ser redundante indico a leitura do post FREUD EXPLICA RESPONDE: PROFISSÃO PSICANALISTA que foi publicado aqui mesmo em 10 de agosto passado atendendo ao apelo de outro colega biólogo.

No mais, eu quero parabenizá-la pela escolha desejando sucesso neste árduo percurso.

Um comentário:

Anônimo disse...

Rogerio,
Obrigada pelo retorno. Vou ler suas indicações. O livro "Quando Nietsche chorou eu já li. É realmente muito interessante e mostra alguns pontos importantes. Caso tenha alguma duvida, te procuro em outra ocasião. Se lembrar de outras indicações de textos ou livros, pode me enviar.
ABs e obrigada
Patricia