14 maio 2008

O SONHO DE CASSANDRA


Por Marco Aurélio Tasca

Assisti ontem ao filme O Sonho de Cassandra de Woody Allen e pensei em comentá-lo, talvez para colocar no Blog. Lá vai:

Achei o filme interessante e provocador, alias como tudo que Woody Allen faz.

Em primeiro lugar destacaria que se trata de uma tragédia, o que poderia provocar mal estar, mas que no meu modo de ver é exatamente aí que podemos nos beneficiar com a estória, pois nos tira o chão, por pensarmos que qualquer pessoa por mais normal que pareça poderia, de repente, estar no lugar dos personagens. Isso, paradoxalmente traz um grande alívio ao percebermos que não estamos passando por nada daquilo. A vida parece ficar mais palatável, as queixas cotidianas uma gota d’água num oceano. Pensei em paralelo com as tragédias gregas que tinham a finalidade de causar uma catarse, o que era muito saudável pois vazia com que as pessoas pudessem aprender a conviver com o trágico sem necessariamente terem que passar por ele, e talvez as fortalecessem para os males da vida! O filme ainda vale por outros atributos como fotografia, desempenho dos atores, etc...

Enfim, vale conferir.



Woody Allen lança "O Sonho de Cassandra"; leia entrevista da Folha de S.Paulo

Aos 72, Woody Allen lança "O Sonho de Cassandra", que estréia hoje no Brasil, reclamando de Hollywood, da velhice, da crítica e até de seus filmes... Em entrevista a Bruno Lester, da International Feature Agency, nega que seja um "intelectual": "Não me interesso por livros complicados". Allen comenta ainda o lado trágico de "Cassandra", em que Ewan McGregor e Colin Farrell vivem irmãos endividados que recebem proposta para cometer um crime.

PERGUNTA - Do que trata "O Sonho de Cassandra"?

WOODY ALLEN - É simplesmente a história de alguns jovens muito simpáticos que se envolvem numa situação trágica, em função de suas fraquezas e ambições. A intenção deles é boa. Eles foram educados com decência, mas os acontecimentos e seus próprios atos os conduzem a um final trágico.

Nenhum comentário: