04 abril 2008

A CURA DE SCHOPENHAUER DE IRVIN D. YALOM


Mais....

16

Só a mente masculina, turvada pelo impulso sexual, poderia chamar o sexo que tem baixa estatura, ombros estreitos, coxas largas e pernas curtas ele belo sexo.

Arthur Schopenhauer, sobre as mulheres

Seus eternos sofismas, suas reclamações do mundo estúpido e da miséria humana não deixam que eu durma direito e me causam pesadelos. Todos os meus momentos desagradáveis foram por sua causa.

Carta de Johanna Schopenhauer para seu filho

17

As grandes dores fazem com que as menores mal sejam sentidas e, na falta das grandes, até o menor desgosto nos atormenta.

18

Nada mais consegue assustá-la ou emocioná-la. Ele cortou todos os milhares de fios da vontade que nos ligam ao mundo e nos puxam para a frente e para trás (cheios de ansiedade, carência, raiva e medo), num sofrimento constante. Sorri e olha calmamente para trás, para a ilusão do mundo, indiferente como um jogador de xadrez no final de uma partida.

19

A flor respondeu: - Bobo! Acha que abro minhas pétalas para que vejam? Não faço isso para os outros, é para mim mesma, porque gosto. Minha alegria consiste em ser e desabrochar.

20

A alegria e despreocupação da nossa juventude devem-se, em parte, ao fato de estarmos subindo a montanha da vida e não vermos a morte que nos aguarda do outro lado.

21

Feliz é o homem que consegue evitar a maioria seus semelhantes.

22

o sexo se intromete com seu lixo e interfere nas negociações dos estadistas e nas pesquisas dos eruditos. Destrói os relacionamentos mais preciosos e tira os escrúpulos dos que antes eram honestos e direitos.

23

Se não conto meu segredo, ele é meu prisioneiro. Se o deixo escapar, sou prisioneiro dele. A árvore do silêncio dá os frutos da paz.

24

A primeira regra para não ser um brinquedo nas mãos de qualquer velhaco, nem ridicularizado por qualquer imbecil, é manter-se reservado e distante.

25

Quando eu tinha trinta anos, estava cansado e aborrecido por ter de considerar iguais a mim pessoas que nada tinham a ver comigo. Como um gato que, quando pequeno, brinca com bolinhas de papel porque acha que são vivas e parecem com ele, assim me sinto em relação aos bípedes.

2 comentários:

Gisa Leão disse...

23. "Se não conto meu segredo, ele é meu prisioneiro. Se o deixo escapar, sou prisioneiro dele. A árvore do silêncio dá os frutos da paz."


Interessante! Boa essa seleção dos pontos do livro!
Mas queria dizer que gostei mais ainda de um post seu no Roda de Ciência/2006 onde você diferencia com muita simplicidade Texto e Discurso! Fantático!

_Veja, eu tinha a intenção de demonstrar que no texto há o prazer e no discurso o significado.

É isso!!
=]

Rogério Silva disse...

GISA LEÃO
Veja o comentário no post "A CURA DE SHOPENHAUER - O LIVRO
abs rogerio