23 maio 2006

ECOLOGIA INTERIOR

Por Daniel Pereira Paiva

A doença começa na mente, com a divisão. A primeira das ilusões da mente é a da existência separada. Os seres humanos são filhos da natureza, não existem separados. Quando um ser se divide internamente, ele passa a se ver separado, sua mente fica confusa e ele passa a enxergar propósitos próprios. Tenta realizá-los e não consegue, pois os propósitos dos seres separados são irrealizáveis, então ele sofre. E acaba doente.

Na contemplação da natureza os médicos Taoístas viam a cura radical para essa doença: a recuperação da unidade com nosso ser verdadeiro, que é a unidade com todos os seres. Isso começa pela harmonização do homem com as leis do ambiente terrestre, com os movimentos sutis da natureza e do cosmos. Podemos sentir os ecos longínquos dessa sabedoria não só na medicina chinesa, mas também nas medicinas tradicionais da Índia, o Ayurveda, e do Tibete, o Vajraiana.

Esses foram grandes sistemas de medicina, que conservaram e desenvolveram por milênios suas observações. Não podemos descartar essas observações como primitivas, pois elas mantiveram por milhares de anos a saúde de suas populações. A força curativa da natureza é a mais profunda das medicinas. As doenças são distorções da forma de se relacionar com o ambiente. O poder terapêutico de um relacionamento sadio com o meio é imenso. ...leia mais>

Nenhum comentário: