09 junho 2010

PAI É PRESO NO MARANHÃO POR MANTER EM CARCERE A FILHA E SETE FILHOS/NETOS


O Pai ideal é proveniente, ou, se quisermos, é um filho da metáfora paterna, enquanto podemos descrevê-la como uma inversão que se opera, desde a idade das primeiras simbolizações, do ser do pai no Pai do ser. Esta inversão constitui um caso particular, mas certamente o mais decisivo, da indução do imaginário pelo simbólico. E esta indução faz com que, na fase fálica, o pai apareça como sendo duplamente possuidor: da mãe e do que é necessário para possuir a mãe. Esse efeito imaginário equivale, pois, a uma crença ou julgamento de atribuição. Atribuição de quê? De um objeto do desejo que não é este o objeto, isto é, um objeto singular localizável ou numericamente um, e um objeto comum, múltiplo ou multiplicável (como é o caso para todo objeto real); mas um objeto que basta para suscitar o desejo, pra não dizer comandá-lo, um objeto, em suma, que tem a singularidade de que ninguém o porta; vale dizer que a atribuição é do significante falo ao pai simbólico como tal, e é precisamente a partir daí que se prossegue a interrogação sobre a existência de um pai que seja dessa índole.

Estudos sobre o Édipo de Moustapha Safouan, pag. 134, Zahar Ed.


09/06/2010-14h20
Pai é preso por manter filha em cárcere e ter sete filhos com ela no MA
ROBERTA GOMES
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA de S. Paulo, DE SÃO LUÍS
Publicidade

O lavrador José Agostinho Bispo Pereira, 54, foi preso em flagrante no município de Pinheiro --a 340 km de São Luís (MA)-- sob acusação de abusar, por cerca de 15 anos, da filha --hoje com 28 anos. Pereira teve com ela sete filhos, e os mantinha em cárcere privado no povoado Experimento, a uma hora do município.

Pereira confessou o crime e responderá por cárcere privado e estupro de vulnerável, além de abandono material, abandono intelectual, maus-tratos, pelas condições em que se encontravam a jovem e as crianças. Ele está detido na Delegacia Regional de Pinheiro.

A filha e as sete crianças estão em um abrigo, onde recebem acompanhamento psicológico e médico. A prisão do lavrador foi feita na noite de terça-feira (8), após 15 dias de investigação da Polícia Civil. O caso chegou à polícia por meio de uma denúncia anônima durante uma ação de combate ao abuso sexual de crianças e adolescentes.

Segundo os delegados responsáveis pela investigação, o acusado começou a abusar da filha quando ela tinha 12 anos e, desde então, vivia maritalmente, escondido no povoado. Com a filha, Pereira tem filhos de 12, 8, 6, 5, 4 e 2 anos, além de um bebê com pouco mais de dois meses.

Nem a moça de 28 anos nem os filhos sabem ler. Segundo a delegada Adriana Meireles, há uma grande dificuldade de se comunicar com eles. Ainda segundo a polícia, Pereira já estava aliciando as duas meninas de 8 e 6 anos.

"Encontramos uma situação bem delicada nesse caso. Foi difícil convencer essas crianças e a moça a entrarem no carro, por exemplo. Eles nunca tinham saído do povoado. Quase não falam, são muito traumatizadas", comentou a delegada. Ao chegar na casa escondida no povoado, foi constatada a falta de comida e de roupas.

De acordo com a polícia, a mulher de Pereira e mãe da jovem abandonou a família quando a filha era pequena. O inquérito da Polícia Civil deverá ficar pronto em 10 dias e será encaminhado para a Promotoria do município de Pinheiro.

Há dois anos um caso semelhante teve repercussão em todo mundo. Em março de 2009, o engenheiro aposentado Josef Fritzl, 73, foi condenado a prisão perpétua por estuprar e prender a filha no porão de sua casa, em Amstetten, no leste da Áustria, por 24 anos. Eles tiveram sete filhos.

Nenhum comentário: