26 janeiro 2010

PLAYMOBIL - INTERFERÊNCIAS URBANAS

A Cidade do Rio de Janeiro tem a fama de ser a “cidade maravilhosa”, cantada em verso e prosa, pelas suas características físicas e belezas naturais.

Nos tempos modernos as pichações e os grafites surgiram como formas de rebeldia, interferência ou puro e simples vandalismo, copiando as interferências mostradas nos filmes e fotos do mundo inteiro, principalmente na Europa e nos Estados Unidos. Com isso o status de cidade maravilhosa se sente sempre ameaçado pelas influências desses artistas, jovens, na sua maioria.



Grafite ou grafito (do italiano graffiti, plural de graffito) é o nome dado às inscrições feitas em paredes, desde o Império Romano. Considera-se grafite uma inscrição caligrafada ou um desenho pintado ou gravado sobre um suporte que não é normalmente previsto para esta finalidade. Por muito tempo visto como um assunto irrelevante ou mera contravenção, atualmente o grafite já é considerado como forma de expressão incluída no âmbito das artes visuais, mais especificamente, da street art ou arte urbana - em que o artista aproveita os espaços públicos, criando uma linguagem intencional para interferir na cidade. Entretanto ainda há quem não concorde, equiparando o valor artístico do grafite ao da pichação, que é bem mais controverso. O pichador tem, em geral, uma linguagem mais fechada que busca entendimento entre os grupos, enquanto o grafiteiro busca um entendimento na comunidade que intervém.

O artista pode utilizar um estêncil (do inglês stencil) que é um desenho ou ilustração representativa de um número, letra, símbolo tipográfico ou qualquer outra forma ou imagem figurativa ou abstrata, que possa ser delineada por corte ou perfuração em papel, papelão, metal ou outros materiais. O estêncil obtido é usado para imprimir imagens sobre inúmeras superfícies, do cimento ao tecido de uma roupa.

Quem passa pelas ruas de Botafogo tem a oportunidade de ver alguns grafites como os de Playmobil feitos na rua Voluntários da Pátria, por exemplo. Algumas dessas interferências estão em Galeria de Ropereiras

Nenhum comentário: