05 novembro 2008

FREUD EXPLICA RESPONDE: MULHERES, QUERO ENTENDÊ-LAS...

Julino da Silva pergunta

Olá,

gostaria de saber por que as mulher são interesseiras? Existe alguma explicação que Freud possa dar sobre isso?

Espero que me responda.

abraço

Freud explica responde

Eta perguntinha difícil! Eu não conseguiria responder a essa pergunta sem continuar perguntando. Seriam somente as mulheres interesseiras? Quem não é interesseiro? Ou o que é o interesse?

Não se pode pensar em evolução sem pensar no interesse. O homem não teria saído da caverna se não tivesse tido, desde os primórdios, algum tipo de interesse. Darwin não teria escrito a Origem das Espécies, Pedro Álvares Cabral não teria descoberto o Brasil, Freud não teria inventado a psicanálise, nem o Brasil teria a forma de governo que tem, nem eu teria criado o blog Freud Explica e assim por diante.

Segundo o Dicionário Houaiss, o interesse aparece como uma manifestação do desejo individual ou coletivo. Podemos distinguir o interesse como aquilo que é importante, útil ou vantajoso, moral, social ou materialmente, por ex. : um serviço de interesse público; um estado de espírito que se tem para com aquilo que se acha digno de atenção, que desperta a curiosidade, que se julga importante. Nesse caso temos, tanto o escutar com interesse, quanto a falta de interesse. Nas artes: literatura, cinema, teatro ou música o interesse é a qualidade daquilo que retém a atenção, que prende o espírito. Um assunto de importância capital, uma atitude de benevolência para com uma pessoa e para com tudo que lhe diz respeito - mostrar interesse pela saúde. O apego por àquilo que só é vantajoso ou beneficia a si mesmo. Uma vantagem pessoal, a participação nos lucros dada ao empregado por um estabelecimento e o lucro decorrente dos juros produzidos pelo capital, são, também, alguns modos de manifestação do interesse.

A humanidade formou-se ao longo dos tempos seguindo os passos de interesses diversos. A expansão da economia e os avanços tecnológicos e medicinais são apenas alguns dos interesses incontestáveis.

Agora, pensar no interesse como um atributo tipicamente feminino eu considero um reducionismo. Freud não dedicou nenhum capítulo exclusivo sobre mulheres interesseiras, mas dedicou uma parte da sua obra a questão da feminilidade.

Aliás, a história da psicanálise começa basicamente no estudo sobre a histeria. De alguma forma, a psicanálise começa a partir do interesse feminino que permanece como destino da própria psicanálise. Freud acrescenta: “Não se esqueçam que, neste caso, só descrevemos a mulher enquanto seu ser é determinado por sua função sexual”. Freud (1931b), conferência XXXIII, “A feminilidade”, GW, XV, p. 145.

Se você esta falando da mulher interesseira como tal se apresenta no cotidiano, esquece. Isso só serve para criar anedotas, como essa:

A mulher pediu ao marido para trocar a lâmpada queimada e ele respondeu:

- Veja se na minha testa está escrito Osram!

Algum tempo depois ela pediu:

- Amor, pode consertar a porta da geladeira que esta caindo?

- Veja se na minha testa está escrito Brastemp!

Incomodado com os pedidos da esposa, ele foi para o bar assistir o jogo de futebol com os amigos.

Quando retornou, o marido encontrou a luz acesa. Depois foi à geladeira e a porta estava consertada. Então ele perguntou?

- O que aconteceu?

- Você não me deu atenção, eu fiquei sentada na soleira da porta chorando. Ai chegou um rapaz, ficou comovido e perguntou por que eu chorava. Eu contei e ele trocou a lâmpada e consertou a porta. Ai eu perguntei como eu poderia pagar, ele respondeu que poderíamos ir para a cama ou que eu fizesse um bolo.

- E qual o bolo que você fez?

- Aloô! - Veja se na minha testa está escrito Boa Sorte!.

A seguir apresento alguns textos que abordam a questão do feminino e seus interesses, com seus respectivos links.

GÊNERO NAS INTERSECÇÕES ENTRE ANTROPOLOGIA, PSICANÁLISE, PSICOLOGIA de Elisete Schwade:

O amor, a arte e o feminino: Reflexões a partir do filme Frida de Maria de Fátima Ferreira Péret:

O corpo erógeno de Serge Leclaire pela Editora Escuta

O que quer uma mulher? de Serge André pela Zahar Editora

E boa leitura.

Um comentário:

Anônimo disse...

Boa resposta.