30 agosto 2008

FREUD EXPLICA RESPONDE: O COMPLEXO DE ÉDIPO E DE ELETRA

Letícia Arcoverde pergunta

No meu período de estudante secundarista, estudei uma teoria de Sigmund Freud que explicava a paixão (???) da menina pelo pai até uma faixa etária, e também se este sentimento pode alongar-se durante a vida adulta. Gostaria de relembrar este conhecimento (parece-me que era Complexo de Helen).

Pela atenção, agradeço.

Um abraço.

Freud Explica responde

Segundo Sigmund Freud, o Complexo de Édipo verifica-se quando a criança atinge o período sexual fálico na segunda infância e dá-se então conta da diferença de sexos, tendendo a fixar a sua atenção libidinosa nas pessoas do sexo oposto no ambiente familiar. O conceito foi descrito e recebeu a designação de complexo por Carl Jung, que desenvolveu semelhantemente o conceito de complexo de Eletra.

Freud baseou-se na tragédia de Sófocles, Édipo Rei, chamando Complexo de Édipo à preferência velada do filho pela mãe, acompanhada de uma aversão clara pelo pai. Na peça (e na mitologia grega), Édipo matou seu pai Laio e desposou a própria mãe, Jocasta. Após descobrir que Jocasta era sua mãe, Édipo fura os seus olhos e Jocasta comete suicídio.

O complexo de Édipo é uma referência à ameaça de castração ocasionada pela destruição da organização genital fálica da criança, radicada na psicodinâmica libinal, que tem como pano de fundo as experiências lidinais que se iniciam na retirada do seio materno. Importante notar que a libido é uma energia sexual, mas não se constitui apenas na prática sexual, mas também nos investimentos que o indivíduo faz para obtenção do prazer.

Alguns conceitos em psicologia são particulares de algumas abordagens psicológicas e o complexo de Édipo é um conceito fundamental para a psicanálise, entendido, inclusive, como sendo universal e, portanto, característico de todos os seres humanos. O complexo de Édipo caracteriza-se por sentimentos contraditórios de amor e hostilidade. Metaforicamente, este conceito é visto como amor à mãe e ódio ao pai, mas esta idéia permanece, apenas, porque o mundo infantil resume-se a estas figuras parentais ou aos representantes delas.

A idéia central do conceito de complexo de Édipo inicia-se na ilusão de que o bebê tem de possuir proteção e amor total, o que é reforçado pelos cuidados intensivos que o recém nascido recebe por sua condição frágil. Esta proteção é relacionada, de maneira mais significativa, à figura materna. Mais ou menos aos três anos, a criança começa a entrar em contato com algumas situações em que sofre interdições. Estas interdições são facilmente exemplificadas pelas proibições que começam a acontecer nesta idade. A criança não pode mais fazer certas coisas porque já está “grandinha”, não pode mais passar a noite inteira na cama dos pais, andar pelado pela casa ou na praia, é incentivada a sentar de forma correta e controlar o esfíncter, além de outras cobranças. Neste momento, a criança começa a perceber que não é o centro do mundo e precisa renunciar ao mundo organizado em que se encontra e também à sua ilusão de proteção e amor total.

O complexo de Édipo é muito importante porque caracteriza a diferenciação do sujeito em relação aos pais. A criança começa a perceber que os pais pertencem a uma realidade cultural e que não podem se dedicar somente a ela porque possuem outros compromissos, como é o caso do trabalho, de amigos e de todas as outras atividades. A figura do pai representa a inserção da criança na cultura, é a ordem cultural. A criança também começa a perceber que o pai pertence à mãe e por isso dirige sentimentos hostis a ele.

Estes sentimentos são contraditórios porque a criança também ama esta figura que hostiliza. A diferenciação do sujeito é permeada pela identificação da criança com um dos pais. Na identificação positiva, o menino identifica-se com o pai e a menina com a mãe. O menino tem o desejo de ser forte como o pai e ao mesmo tempo tem “ódio” pelo ciúme da mãe. A menina é hostil à mãe porque ela possui o pai e ao mesmo tempo quer se parecer com ela para competir e tem medo de perder o amor da mãe, que foi sempre tão acolhedora.

Na identificação negativa, o medo de perder aquele a quem hostilizamos faz com que a identificação aconteça com a figura de sexo oposto e isto pode gerar comportamentos homossexuais. Nesta fase, a repressão ao ódio e à vontade de permanecer em “berço esplêndido” é muito forte e o sujeito desenvolve mecanismos mais racionais para sua inserção cultural.

Com o aparecimento do complexo de Édipo, a criança sai do reinado dos impulsos, dos instintos e passa para um plano mais racional. A pessoa que não consegue fazer a passagem da ilusão/superproteção para a cultura, se psicotiza.

O complexo de Electra define-se como sendo uma atitude emocional que, segundo as doutrinas psicanalíticas, todas as meninas têm para com a sua mãe; trata-se de uma atitude que implica uma identificação tão completa com a mãe que a filha deseja, inconscientemente, eliminá-la e possuir o pai. Freud referia-se a ele como Complexo de Édipo Feminino, tendo Jung dado o nome "Complexo de Electra", baseando-se no mito de Eletra, filha de Agamemnon. Freud rejeitava o uso de tal termo por este enfatizar a analogia da atitude entre os dois sexos.

O complexo de Electra é, muitas vezes, incluído no complexo de Edipo, já que os princípios que se aplicam a ambos são muito semelhantes.

Fonte: Wikipedia a enciclopédia livre

74 comentários:

Anônimo disse...

ja convivi com um ser masculino portador deste complexo. e incrivel como se encaixa.
ele se perdeu n e homem nem mulher e somente um louco.

Anônimo disse...

aaah vai comar no cú , isso é ridículo se freud queria comer a màe dele , foda-se , mas ele nào pode falar pelos outros , convivo com crianças e nunca vi esse tipo de relacionamento doentio ! freud era um imbecil

Anônimo disse...

Pois eu não so vi como convivo com isso minha enteada desenvouveu essa sindrome e posso afirmar que é muito dificil conviver com isso pois por mais que eu tente egrada-la ela me odeia, pois se as crianças passa a nao gostar da propria mãe imagina sendo a madrasta, ela ja disse varias vezes que vai me matar, adimito tenho medo quando ela crescer.

Anônimo disse...

Pessoal, parem de ser ignorantes..... o complexo de édipo nao é um Sindrome como disseram... e nao se trata de uma conotação piramente sexual... com certeza o esperto que disse que Freud queria "comer" a mãe, nao deve ter se desenvolvido como humano e mantem-se retraído na nao elaboração do Édipo... amigo.. caso nao tenha conseguido elaborar essa leitura... começe do início... se informe... ou procure um terapeuta.!!!!

Anônimo disse...

Durante muito tempo eu percebia atitudes um tanto estranhas em minha filha,agora que ficou impossivel a convivência em virtude destes comportamentos,procurei saber alguma coisa sobre o complexo de Electra.Estou impressionado.Tudo fecha.

Anônimo disse...

Gente, cuidado com falta de conhecimento, falar é fácil, mas estudar e saber do que se fala é um pouco melhor. O complexo de édipo é parte integrante do desenvolvimento, é normal as pessoas passarem por está FASE do desenvolvimento, contudo é um momento em que não se demonstra de modo tão explicito, é algo sutil, mas importantíssimo para o desenvolvimento.

Anônimo disse...

Estou acabando de ler um livro onde o autor se baseia nestes complexos.Eu sou entiada e não entendia a minha raiva contra o meu padrasto como tb não entendia pq homens agiam de serta forma em relação a mim agora entendo, porém essas informações não me dwram nenhuma ideia de como melhorar a minha vida.Por quê?

Deisi disse...

Se vc ñ entende sua raiva, melhor seria vc fazer análise com um terapeuta. Pois, ao contrário do que muita gente pensa, psicólogo é pra todo mundo que tenha algum conteúdo que precise resolver e demande reflexão. Para que assim, os comportamentos possam ser entendidos e se preciso, alterados.

Anônimo disse...

É possível que este complexo se estabeleça na idade adulta ? Suponha que o pai passe a ter ciúmes do filho, que recebe muita atenção e carinho da mãe,privando o pai de sua mulher.Isso poderia desenvolver uma espécie de complexo no pai,tipo uma infantilização pela carência,onde o filho passa a ser visto como um ideal e ao mesmo tempo um rival?
Espero ter conseguido formular a pergunta e espero também que esteja de alguma forma dentro do contexto.

Anônimo disse...

Essa fase que todos nós passamos é INCONSCIENTE.!

Anônimo disse...

Eu estou passando por uma fase, onde o comportamento do meu filho de3 anos é diferente quando está com o pai. Ele me ignora totalmente , me anula. Eu fico super mal, amo meu filho e ele me rejeita quando meu marido esta junto

Débora disse...

De acordo com a téoria de Freud isso que você relatou sobre seu filho está acontecendo um processo negativo na fase de definição do sexo da criança. Você precisa reverter esse processo de formação dele, pois podera acontecer o homessexualismo quando crescer,converse com um psicologo ele podera lhe ajudar.

Anônimo disse...

Sou mãe solteira e minha filha única de 5 anos está me infernizando de ciúmes por conta de meu namorado e também de qualquer criança menor que ela aquem eu dê atenção.Tento explicar mas não adianta, o comportamento hostil para com outras crinças está deixando minha vida social problemática. O que fazer? 33

Anônimo disse...

O que fazer?
Para vc e para o pai que acha que ele tem o tal complexo negativo:
Procurar um terapeuta urgente.
todos precisam de um tarapeuta, mas de um bom, não esses de planos de saude. Tem que investir nisso, pque controlado esse desiquilibrio e conhecendo pque o faz, vc passa a ter mais controle da propria vida, vale a pena, isso é impagável!

Anônimo disse...

Sempre achei que meu irmão (50 anos) tem. Ele passou a vida colado na minha mãe,não deixa nenhum irmão ter amizade com ela, não gosta do meu pai, parou de mamar com 7 anos, além das chantagens emocionais e mentiras que conta para tirar alguma vantagem dos meus pais. Os amigos mais próximos da família reparam e comentam inclusive o filho dele de 21 anos ja se ligou disso!

Anônimo disse...

Existe uma possibilidade do complexo de édipo desconhecida mais que é comum e não analisada e considerada pelo engessamento da teoria... Veja, existe o caso do menino que é criado pela mãe submissa, passiva, na qual ele se apaixona e até absorve suas características na infância e até a adolescência, e um pai ausente e ao mesmo tempo dominador, machão, agressivo, violento e na qual o filho repudia nestas fases... O menino se torna apaixonado pela mãe e o pai NÃO lhe serve para romper esta paixão neste momento por NÃO lhe ser exemplo ainda que ele esteja absorvendo estas características fortes do pai inconscientemente... Esta identidade do pai agressivo, dominador, poderá se manifestar (de várias formas) na sua puberdade quando ele enfim começará a se identificar com seu pai pela primeira vez, geralmente de forma inconsciente, ou seja, ele deixará a identificação com a mãe aos poucos, permitindo fluir o comportamento aprendido inconscientemente do pai (uma vez que nesta fase sua masculinidade se forma e o força a se identificar com o sexo masculino)... Nesta fase, o pai agressivo (que é o único modelo inconsciente de homem) poderá começar a fazer parte da sua identidade, e este jovem passará a ver a mãe como mulher pela primeira vez.. Este processo chamado complexo de Édipo tardio (comum na sociedade paternalista) pode gerar muitos transtornos internos ao indivíduo, uma vez que ele a principio seria homossexual, pois a mãe lhe foi modelo primário (primeiro), e tardiamente na puberdade o pai anteriormente rejeitado inconsciente vai formar e finalizar sua identidade última pois a figura paterna nunca deixa de participar da formação da identidade dos filhos. Neste caso este indivíduo pode ser homossexual, porém com fortes características masculinas latentes. Ele pode manisfestar desejos sexuais pela mãe a partir da puberdade, pois o pai que agora é uma outra parte de sua identidade começa a ganhar força a medida que ele se torna se desenvolve como homem... Estes indivíduos geralmente permanecem na linha entre a homossexualidade e a bissexualidade ou a heterossexualidade, pois o são assim mantidos devido a atração homossexual formada pela identificação com a figura feminina da mãe na primeira fase, e pela identidade masculina formada posteriormente na puberdade pela identificação inconsciente com a figura paterna que o leva a se apaixonar (que nesta fase se torna desejo sexual) pela figura materna como mulher pela primeira vez (tardiamente). Estes meninos podem ter sido afeminados quando jovens e quando se formam depois dos 13 14 anos começam a adquirir comportamento masculino ao mesmo tempo e que mantém a atração homossexual, que já está configurada na primeira fase edipiana. São comuns nestes casos os homossexuais masculinos, machões na vida adulta e muitos até se casam, pois a paixão por sua mãe continua sem ser rompida e se transforma em desejo sexual (NÃO necessariamente atração) fortalecido por sua atual identificação com a figura masculina do pai. Em alguns destes homossexuais que se tornaram machões seu desejo sexual pela mãe não se manifesta de forma inconsciente, e ele ira procurar a mãe em várias mulheres para satisfazer sua identidade masculina formada pelo pai, e em alguns casos mais raros, este desejo ou impulso pode se manifestar de forma consciente e ele sentirá a necessidade (mantida geralmente em segredo) de ser o homem ou o macho da mãe, ou seja, manter relações sexuais incestuosas com ela desejando ocupar o lugar do seu pai. Neste caso a formação moral do indivíduo é que poderá impedir que ele concretize esse desejo na realidade. Resumindo, sua homossexualidade nunca se concretiza totalmente devido ao pai que ele agora se identifica e potencializa seu desejo sexual pela mãe que nunca foi rompido pelo pai que não lhe foi modelo no momento adequado.

Anônimo disse...

... continuando... Estes casos de mãe submissa e super protetora, e pai ausente PORÉM machão, dominador e até agressivo é muito comum, e inclusive atendi vários rapazes homossexuais que se enquadravam neste perfil... Estes jovens mesmo sendo homossexuais, mantém este transtorno interno de se sentir machões (devido a identificação tardia com a forte figura paterna), e ao mesmo tempo mantém desejo sexual por mulheres (que indiretamente ou diretamente são desejos sexuais pela mãe,)sendo chamados ou confundidos muitas vezes com bissexuais). Já tive alguns casos clínicos em que o rapaz homossexual a princípio lutava contra esta vontade de se sentir homem e de transar com mulher, inclusive alguns revelavam que essa "mulher" na verdade era a própria mãe. Ou seja, a própria mãe que lhes formou o lado feminino na tenra infância é agora a mulher que eles (inconsciente ou conscientemente) são levados pela identificação com a forte e dominadora figura paterna a querer transar para afirmar esta masculinidade formada tardiamente. Essa figura paterna dominadora e agressiva é rejeitada a princípio por isto não consegue romper com a identificação com a mãe, mas é tão forte que mais tarde se torna parte da identidade destes indivíduos. Muitos desses rapazes chegaram a revelar que sentem vontade de violentar mulheres, que no final revelam que estas mulheres são na verdade a própria mãe, que é a figura feminina desejada desde a puberdade conjuntamente com sua atração homossexual. Isto lhes causa vários transtornos inclusive como isolamentos, ou entrega a vícios, ou em alguns casos chegam chegam a casar com mulher mas mantém comportamentos agressivos com as mesmas, chegando até a estuprá-las, procurando inconscientemente (ou até conscientemente afirmar a dominadora identidade paterna que lhes garante se sentirem mais homens sufocando a homossexualidade como identificada formada pela figura feminina da mãe, e estuprando-a, subjugando-a (como seu pai fazia), eles matariam sua própria homossexualidade. Ou seja, "violentar a mulher" (que é na verdade a própria mãe)traz nele a sensação de manter sob domínio sua própria feminilidade que foi formada pela figura materna. Parece estranho, mas existe esta forte possibilidade de o estuprador (consciente ou inconsciente, que coloca em prática ou não este ato) ser um homossexual enrustido (pois quando se assume a repressão é diminuída e a necessidade de eliminar o lado feminino se torna desnecessário)que sente necessidade de dominar a própria mãe que faz parte de sua identidade, e fazer vencer seu pai para poder eliminar seu lado feminino reprimido.

Anônimo disse...

Interessante essa teoria sobre esse outro complexo de édipo. Pelo que vi no seu texto, voce é psicologo. Então te pergunto.. qual seria a solução para um homem que se encontra nessa solução? como ele pode fortalecer o lado masculino para que este seja o predominante, e e como pode perder o desejo pela mãe, para que possa senti-lo por outras mulheres sem esse condicionamento pela imagem da mãe?

Anônimo disse...

Meu filho ha algumas semanas tem mostrado uma certa rejeição ao pai...nao o deixa fazer coisas do nosso cotidiano como por pra dormir..pegar no colo..so quer a mim. E qdo nao estou em casa prefere ficar com minha mae que mora ao lado. Poremmm ele so tem 2 anos. É possivel que seja isso?

Anônimo disse...

Normal... todos os meninos passam por isso!!! 2 anos de idade está começando a manifestar o édipo... se tudo correr bem não gerará complexo. É importante que você seja um pai presente rompendo o vinculo com a mãe de maneira adequada!!!

Anônimo disse...

E como se apaixonar por um homem velho é dizer que podería ter desenvolvido o complexo de electra? Pq aquela sensação de sentir que o homem é dominador e ao mesmo tempo um ser carinhoso é algo q excita muito, a mente fica totalmente pervertida. Sem contar q tem horas q desejo apanhar, seria pq cresci sem uma figura paterna e hj transfiro isto ao meu relacionamento?

Anônimo disse...

Alex Marques estudante de psicologia: e o assunto é interessante demais!

Freud tem vários respaldos para suas teorias!

BOA NOITE!

Anônimo disse...

tenho uma amiga que é IDENTICA a mãe dela. as duas juntas conversando parecem a mesma pessoa. no jeito de falar, fazer expressões, sorrisos, caretas.. etc. TUDO. E ela só namora homens velhos,(não homens mais velhos, é VELHOS MESMO)uns 30 anos a mais, de cabelo branco e tudo. ela tem uns 30 e poucos, é bonita e aparece com uns namorados de 60. Nunca ouví ela falando sobre o pai, nem perguntei, não sei se ela foi abandonada.. ou ele morreu.. mas tenho certeza que ela tem esse complexo, o texto parecia que descrevia ela.

Anônimo disse...

quando era muito nova os meus pais divorciaram-se e o meu pai nunca foi uma figura presente por estar longe. como não tinha o pai presente sempre me agarrei muito à minha mãe e sempre tive muito medo de a perder. hoje em dia sinto atracção por mulheres e homens, isto poderá estar relacionado? sou mulher

Anônimo disse...

quando era muito nova os meus pais divorciaram-se e o meu pai nunca foi uma figura presente por estar longe. como não tinha o pai presente sempre me agarrei muito à minha mãe e sempre tive muito medo de a perder. hoje em dia sinto atracção por mulheres e homens, isto poderá estar relacionado? sou mulher

Anônimo disse...

Tem pessoas que não sabem de nada e, ficam agredindo grandes estudiosos verbalmente. vão procurar estudar bando de aculturados, para depois expressar o que vocês pensam com certeza.

Anônimo disse...

Kkk o a maconha hein

Anônimo disse...

Se alguém for psicológico me ajuda por favor meu filho de 5 anos mama no meu peito ainda e não consigo tirar. Mas não é só isso. . Ele tb gosta de apertar e fica esfregando o rosto e as mãos. ..as vezes qd estou dormindo ele levanta a minha blusa pra ficar alisando, só quer tomar banho comigo e fica agressivo qd o pai e a irmã chegam perto. O meu marido está com raiva ja e minha filha está distante. E eu estou passando vergonha pq ele quis tirar minha blusa no ônibus pra apertar meus seios e não deixe ai ele começou a gritar e me etapear. me ajudem! !!!

Anônimo disse...

SEI MUITO BEM DO QUE SE TRATA POIS VIVI ISSO DURANTE MINHA ADOLESCENCIA, FOI HORRÍVEL HOJE NA FASE ADULTA AINDA TENHO SEQUELAS DO TRAUMA QUE ISSO CAUSA, MEU PAI ME CRITICAVA EM TUDO POR MAIS QUE EU ME ESFORÇASSE ERA SEMPRE CRITICADA E ACUSADA DE COISAS QUE NAO FAZIA, DIZIA COISAS COMO SE TIVESSE UMA ... IGUAL A MINHA TAVA RICO, E QUE EU SO VIVIA DANDO O RABO SENDO QUE NÃO ERA NADA DISSO A MINHA VIDA, FIQUEI COM UMA DIABETES EMOCIONAL CHEGANDO A FICAR INTERNADA ATE DUAS VEZES POR MES, HOJE ELE É FALECIDO MAS MESMO ASSIM DEIXOU MUITAS MARCAS.

thais disse...

Oi, estou passando pela mesma situação, e não sei como lidar com isso.

anônimo disse...

Fui a terceira esposa do meu marido. A alguns meses atrás ele faleceu. Desde então o filho mais velho dele vem me cercando, a ponto de dizer que gosta de mim de verdade. Fala das fantasias sexuais que tem comigo. Ele tem quase a mesma idade que eu. O que devo fazer?

Anônimo disse...

Sugestão a esta anônima de 13/05 - 10:59; eu acho mesmo que vc deve ceder às fantasias sexuais de seu enteado, afinal as suas idades são bem próximas... pelo que vc postou. Mesmo não te conhecendo, até eu já fiquei interessado nesta proximidade física, sabia?

Anônimo disse...

O complexo de Édipo é também. Imaginem um filho único de pais jovens e inexperientes. A mãe é bela demais. O filho observa isso entre todos que os cercam na escola, etc. Os pais se separam, e há controvérsias de mimos das avós, materna e paterna...A mãe não pode dar atenção suficiente por trabalhar para se sustentar...e o menino cresce com ódio da mãe...e parece que também mesmo quando hoje atravessando a fase adulta, maltrata a mãe de toda forma, colocando todos os defeitos nela como mãe, e detona a coitada! mas na verdade a mãe mesmo procurando apoio do filho só encontra críticas e brigas em todos os pontos de vista...o filho está casado e hoje com filhos e família, mas a maldade continua com a mãe nas palavras e violências, mesmo quando se tornou evangélico, mas, continua o mesmo crítico, e muitas vezes já disse que não suporta nem ouvir a voz da mãe e já disse uma só vez que não gostava dela...e tem reações ambíguas... acredito que isso seja um COMPLEXO DE ÉDIPO BEM CLARO, POR NÃO TER SATISFEITO SEU DESEJO DE INFÂNCIA, E TOMA ISSO HOJE DE ALGO IRRAIZADO NO INCONSCIENTE... CONHEÇO ISSO DE UMA AMIGA, E SEU FILHO A TRATA MAL SEMPRE, COLOCANDO DEFEITOS NA BELA MULHER DE TODO JEITO, E FAZENDO TUDO, ABSOLUTAMENTE TUDO PARA DESESTRUTURAR A MÃE EMOCIONALMENTE..ENFIM VIROU UM MONSTRO SEM RESPEITO A MÃE E PSICOLÓGICAMENTE FAZ TUDO CONTRA ELA EM TODOS OS PONTOS DE VISTA...ISSO CREIO SER TAMBEM UM COMPLEXO DE ÉDIPO BEM CLARO, PORQUE NÃO VÊ NENHUMA QUALIDADE NA MÃE, E NEM TRATA COMO DEVERIA , COM RESPEITO QUE ELA MERECE! ACHO ISSO ALGO BEM CLARO PARA MIM...ESSE ÓDIO RETIDO COMO O CONTRÁRIO DO AMOR QUE NÃO PODE SER FEITO. OBRIGADA.

Anônimo disse...

O complexo de Édipo é também. Imaginem um filho único de pais jovens e inexperientes. A mãe é bela demais. O filho observa isso entre todos que os cercam na escola, etc. Os pais se separam, e há controvérsias de mimos das avós, materna e paterna...A mãe não pode dar atenção suficiente por trabalhar para se sustentar...e o menino cresce com ódio da mãe...e parece que também mesmo quando hoje atravessando a fase adulta, maltrata a mãe de toda forma, colocando todos os defeitos nela como mãe, e detona a coitada! mas na verdade a mãe mesmo procurando apoio do filho só encontra críticas e brigas em todos os pontos de vista...o filho está casado e hoje com filhos e família, mas a maldade continua com a mãe nas palavras e violências, mesmo quando se tornou evangélico, mas, continua o mesmo crítico, e muitas vezes já disse que não suporta nem ouvir a voz da mãe e já disse uma só vez que não gostava dela...e tem reações ambíguas... acredito que isso seja um COMPLEXO DE ÉDIPO BEM CLARO, POR NÃO TER SATISFEITO SEU DESEJO DE INFÂNCIA, E TOMA ISSO HOJE DE ALGO IRRAIZADO NO INCONSCIENTE... CONHEÇO ISSO DE UMA AMIGA, E SEU FILHO A TRATA MAL SEMPRE, COLOCANDO DEFEITOS NA BELA MULHER DE TODO JEITO, E FAZENDO TUDO, ABSOLUTAMENTE TUDO PARA DESESTRUTURAR A MÃE EMOCIONALMENTE..ENFIM VIROU UM MONSTRO SEM RESPEITO A MÃE E PSICOLÓGICAMENTE FAZ TUDO CONTRA ELA EM TODOS OS PONTOS DE VISTA...ISSO CREIO SER TAMBEM UM COMPLEXO DE ÉDIPO BEM CLARO, PORQUE NÃO VÊ NENHUMA QUALIDADE NA MÃE, E NEM TRATA COMO DEVERIA , COM RESPEITO QUE ELA MERECE! ACHO ISSO ALGO BEM CLARO PARA MIM...ESSE ÓDIO RETIDO COMO O CONTRÁRIO DO AMOR QUE NÃO PODE SER FEITO. OBRIGADA.

Fernanda disse...

Conheço um rapaz de 30 anos que dorme todos os dias na cama da mãe e detalhe, a mãe tem esposo que dorme na sala por conta dessa situação e é um marido totalmente passivo, enquanto a mãe é dominadora e dita todas as regras, inclusive liga muitas vezes para o filho durante o dia. Um dia o celular do filho quebrou e quando ele conseguiu ligar novamente tinha 50 ligações da mãe. Ele não tem relacionamentos amorosos com mulheres nem com homens. Será que é um caso de complexo de Édipo mal resolvido? PS: esse caso é na minha família e quero tentar ajudar esse rapaz.

Anônimo disse...

cada um lá meu nome é Clara, eu encontrei um grande lançador de magias na linha que me ajudou a voltar o meu marido que me deixou para os últimos 3 anos. Onde estamos casados ​​há cinco anos sem uma criança e meu amigo me apresentou ao lançador de magias reais chamado Dr Preto Que eu nunca acreditar que existia, mas depois da reunião de feitiço ESTA caster Onde meu problema resolvido e agora estou com meu marido me deixou OMS passar por três anos a minha vida e minha família toda está feliz agora eu tenho dois filhos agora com a ajuda de ESTA grande lançador de magias. graças ao Dr. preto Vou aconselhá quem precisa de ajuda para contatá-lo com este e-mail: Blackspiritualtemple@gmail.com.

Anônimo disse...

Tenho um casal de filhos, a filha é a mais velha. Quando ela entrou na adolescência percebi que iniciou uma rivalidade quanto a mim. Sempre pegava minhas roupas e acessórios escondido e sentia raiva quando alguma amiga me elogiava dizendo que achava eu bonita. Ela passou a ser agressiva e não me respeitar mais. Meu marido contribuía para este comportamento dela, porque mesmo ela estando errada a defendia e ficava bravo comigo se distanciando. Ela foi criando forças e foi criada uma cumplicidade entre os dois, até os dias de hoje. Ele faz tudo prá ela, lava e passa a roupa dela, faz comida, leva ela para todos os lugares que ela quer ir de carro, compra tudo que ela deseja e paga suas viagens inclusive as para o exterior. Ela já tem 28 anos, ainda não acabou a faculdade particular, que duraria 5 anos...ela está a 8 anos. Ela sempre tenta separar meu marido de mim. Eles são grudados, ficam até tarde assistindo TV e ela me ignora. Tem um namorado que a trata igual ao pai, é submisso a ela. Mas eu não sinto ela amar este namorado. Ela é sedutora e sei que deseja o pai conscientemente. E meu marido a ela. Eu estou sofrendo muito pois ele já pediu a separação por duas vezes e ela quer que eu saia de minha própria casa. Sofro de um assédio psicológico dentro de casa. Eu já tive crises de pânico e claustrofobia. Meu filho sofre muito com este desajuste familiar e não sabe como lidar, ficando o máximo de tempo fora da casa.

Unknown disse...

Meu nome é Pamela Durell, eu nunca pensei que eu vou sorrir de novo, meu marido me deixou com duas crianças por outra mulher, todo o esforço para trazê-lo de volta falhou eu pensei que eu não vou vê-lo novamente, não até que eu conheci uma senhora chamada Emilly que me contou sobre um lançador de magias chamado Dr.OMOFUMA email omofumaspiritualtemple@gmail.com, Ela me deu seu endereço de email e número de celular e entrei em contato com ele e ele me garantiu que dentro de 48 horas o meu marido vai voltar para mim, Em menos de 48 horas meu marido voltou e começou a implorar por perdão dizendo que é o trabalho dos diabos, então eu ainda estou surpresa até agora sobre esse milagre, se você precisar de alguma ajuda
dele você pode contatá-lo através de: email omofumaspiritualtemple@gmail.com. Caro Dr. meu Deus irá abençoá-lo para o bom trabalho que tem vindo a fazer na vida de muitas pessoas, eu nunca vou esquecer você.

(1) Se você quer que seu ex-costas.
(2) se você sempre tem pesadelos.
(3) Você quer ser promovido em seu escritório.
(4) Você quer mulheres / homens a correr atrás de você.
(5) Se você quiser uma criança.
(6) CASE TRIBUNAL E SEGURANÇA DO TRABALHO Magias:
(7) Você quer que seu marido / esposa para ser
para sempre teu.
(8) Se você precisar de ajuda financeira.
(9) Você foi enganado e que você deseja recuperar você perdeu dinheiro de volta.
(10) você precisa de um feitiço para parar o divórcio?
(11) você esteve doente ou dis-capazes e você precisa de cura?
(12) Hsv cura
entre em contato com seu e-mail agora ....


Email: omofumaspiritualtemple@gmail.com
ESTE HOMEM É GRANDE agradecimentos para o que você tem feito por me.i CONTINUARÁ tosquiar este testemunho AO PÚBLICO NA INTERNET.

Anônimo disse...

Meu casamento foi uma feliz desde o dia em que tomou a decisão de enviar um e-mail para a IGODI magia grande TEMPLE (igodigreat@gmail.com) que casted um feitiço de amor para mim. Meu marido é agora muito carinhosa para mim e cuida de mim e nossos filhos. Agora, em vez de me machucar como ele costumava fazer, seu amor por mim cresce mais forte diariamente. Muito obrigado por salvar meu casamento magia grande IGODI, você estava lá quando eu precisei de você e que eu sei que eu estava bombardeando-o com mensagens, você respondeu-lhes, você sempre estavam dispostos a me ouvir. Você me ensinou a ajudar as pessoas em necessidade e vou espalhar a boa notícia quanto a minha maneira de dizer obrigado.
Contacto O grande IGODI FEITIÇO DO TEMPLO PARA QUALQUER TIPO DE PROBLEMA E SOLUÇÃO DE USAR feitiços.
GREAT IGODI é um especialista em vários problemas como
: = Amor casamento
: = Problema de negócio
: = Problema no marido esposa
: = Itinerante Foreign
: = Problema nas relações familiares
: = Problema em seu amor
: = Casamento Wilful
: = Promotions nosso amor sensatas para trás:
: = Problema no estudo
: = Problema como sem filhos
: = Problema físico
: = feitiço gravidez
: = libertação família
: = remoção curso família
Obter todas as soluções em sua vida dentro de dias e com 100% garantido.
Contate o Grande IGODI FEITIÇO DO TEMPLO EM
E-Mail: igodigreat@gmail.com
Lembre-se que todo problema tem uma solução.

Unknown disse...

Um poderoso feitiço
CASTER OMS LIMPAR UMA MANEIRA MINHA TRISTEZA
Incrível?? eu não sei como, graças Dr ALLI ABUMERE que fez um feitiço que
fazer o meu marido voltar me.he me deixou para os últimos cinco anos, e
durante os últimos cinco anos estive em dores, tristeza, amargura e
wiping.until i ler uma revista sobre este homem chamado Dr. ALLI ABUMERE, que
ajudar as pessoas a se unir seu relacionamento dentro de dois days.i nunca acreditam em
feitiço ou magia, então eu decidi dar-lhe um try.i contactado him.He me disse
que ele deve voltar para mim segundo a minha believe.he também me prometa
que ele voltará para mim dentro de dois dias, eu ainda estava duvidando, se puder
realmente fazer de acordo com o que ele diz, infelizmente, no terceiro dia ele chamar
me no telefone dizendo que eu deveria esquecer e perdoar him.that ele é agora
pronto para amar e cuidar de mim, no dia em diante ele, mas um carro para me dizer que ele
é muito, muito, muito, muito, muito obrigado a Dr ALLI ABUMERE você me ajudar a trazer
apoiar meu marido encantador, qualquer organismo agir sua, tendo problema semelhante, como
este, pensando sobre o que fazer, enviar-lhe a (dr.abumere002@gmail.com) ele vai
mas certamente um sorriso em seu face.not apenas que ele pode ajudá-

1) Ter promoção em tudo o que fazemos
2) Ganhar um bom dinheiro
3) Sucesso nos negócios
4) problemas espirituais
5) processo judicial vitória
6) Você quer ser promovido em seu escritório.
(7) Você quer mulheres / homens a correr atrás de você.
(8) Se você quiser uma criança.
(9) Você quer ser rico.
(10) Você quer amarrar o seu marido / esposa para ser
para sempre teu.
(11) Se você precisar de ajuda financeira.
(12) Como você foi enganado e que você deseja recuperar você perdeu dinheiro.
(13), se você quiser parar o seu divórcio.
(14) se você quer se divorciar de seu marido.
(15) se você quer que seus desejos a serem concedidos.
MR liuz morel Habert
Atenciosamente

Anônimo disse...

Se agente firtebtar entender coisas difíceis de mais agente acaba ficando com a mente perturbada então não quis ler tudo mas tenho uma pergunta meu irmão só fica com meu pai ele só quer meu pai e ele tem um lado muito grande feminino ISSO tem alguma coisa aver ... ??? Me responda alguém pfv ....

Anônimo disse...

entao...amiga tem que entender as coisa dificil sim,ler os textos ate o fim!!!!!a vida nao e facil mas é aquele ditado:vamo faze oq?!!!
eu to achano que o seu irmao talvez tenha um feitichizinho pelo pai,o que eh muito compreensivel. o seu pai tambem e culpado por ficar dando mole,a sua mae tem que estabelecer limites pq assim na esta dando.
a mente pertubada eh causada portoda essa competiçao familar tem uma receita muito boa e eficaz pra issso funcinou com meu entiado
Esta simpatia só pode ser feita por mulher. Com as mãos bem limpas, coloque um pouco de raspas de jurubebva dentro de uma vasilha com um litro de água. Deixe essa mistura de molho por três dias, num lugar que ninguém mexa. Passando esse período, coe e lave a cabeça com essa água. Não esqueça de esfregar muito bem os cabelos. Só enxágue no dia seguinte, com água limpa. Essa porção fará a mulher ficar mais bonita, atraindo a atenção do seu amado. O ritual poderá ser feito durante a lua cheia se preferir.

boa sorte ai manola te desejo td de bom !!paz de jah

Unknown disse...

QUEM ADMINISTRA ESSA PAGIN, por favor apague esse comentários desses charlatões com essas historias de magia.

Unknown disse...

Um poderoso feitiço
CASTER OMS LIMPAR A forma como a minha SORROW
Surpreendente?? eu não sei como, graças Dr ALLI ABUMERE que fez um feitiço que
fazer o meu marido para voltar a me.he me deixou para os últimos cinco anos, e
nos últimos cinco anos, tenho sido em dores, tristeza, amargura e
wiping.until i ler uma revista sobre este homem chamado Dr. ALLI ABUMERE, que
ajudar as pessoas a se unir seu relacionamento dentro de dois days.i nunca acreditam em
feitiço ou magia, então eu decidi dar-lhe um try.i contactado him.He me disse
que ele deve voltar para mim segundo a minha believe.he também me prometa
que ele voltará para mim dentro de dois dias, eu ainda estava duvidando, se puder
realmente de acordo com o que ele diz, infelizmente, no terceiro dia ele chamar
me no telefone dizendo que eu deveria esquecer e perdoar him.that ele é agora
pronto para amar e cuidar de mim, no dia em diante ele, mas um carro para mim dizer que ele
é muito, muito, muito, muito, muito obrigado a Dr ALLI ABUMERE você me ajudar a trazer
apoiar minha adorável marido, qualquer organismo desempenhar a sua, tendo problema semelhante, como
este, pensando sobre o que fazer, enviar-lhe a (dr.abumere002@gmail.com) ele vai
certamente, mas um sorriso em seu face.not apenas que ele pode ajudá-lo a enviar-lhe agora
em (dr.abumere002@gmail.com)

1) Ter promoção em tudo o que fazemos
2) Ganhar um bom dinheiro
3) Sucesso nos negócios
4) problemas espirituais
5) Caso vitória tribunal
6) Você quer ser promovido em seu escritório.
(7) Você quer mulheres / homens a correr atrás de você.
(8) Se você quer um filho.
(9) Você quer ser rico.
(10) Você quer amarrar o seu marido / esposa para ser
para sempre teu.
(11) Se você precisar de ajuda financeira.
(12) Como você foi enganado e que pretende recuperar você perdeu dinheiro.
(13) se quiser parar o seu divórcio.
(14) se quiser se divorciar de seu marido.
(15) se você quiser ser concedido seus desejos.
MRS OLIVER FRANKLIN
Saudações

Você também pode enviar-lhe aqui na (DR.ABUMERE02@GMAIL.COM)

Anônimo disse...

convivo com meu namorado e minha sogra ela é usuária e os dois não desgrudam ela faz tudo de errado e ele sempre esta de braços abertos para recebe-la briga com ela mais depois finge que nada aconteceu ele foi fruto de um relacionamento proibido por isso o pai nunca o reconheceu como filho e a mãe sempre foi apaixonada pelo pai dele mais não tiveram mais contatos fora ele tem mais dois irmão já de um outro relacionamento o comportamento deles com a mãe é totalmente diferente deste do relacionamento proibido tudo que ela pede ele faz inclusive ela ate pede pra ele não me falar quando vou ver a merda já esta feita e mais todas as mudanças que fazemos ela esTá sempre presente ela gosta de competir comigo mais eu nem ligo só que já estou me cansando ja teve caso dela durmir conosco e outra ele diz que se preocupa por ela ser usuária mais não é só isso acho que tem haver Complexo de ÉTIPO estou me cansando disto ja vamos fazer 4 anos que estamos morando juntos ele não fala de casamento não aluga um apartamento pra ela gente isso é loucura algum psicologo ou terapeuta ai??? a ele não teve presença do pai em nehum momento. e a mãe dele diz que eles tem essa doença.pode

Anônimo disse...

Oi

Anônimo disse...

comecei a ler este post pelo fato de que meu marido adotou uma cornaça e ela tem um comportamento estranho e possessivo com ele e, já disse coisas que não gostaria de repetir. Me assusta essas coisas e li aqui comportamentos familiares extremamente doentes e trites. Filha e pai contra a mãe. o que fez essa mãe? como pode resgatar a filha? A questão é amar a filha e tentar resgatar o amor da filha. Pelo menos tentar. Já esse marido, bom ele não é m marido de verdade. Ele deveria protegê-la, amá-la, gostar de sua companhia, tratá-la com respeito. Entre o casal, nem os filhos podem ser mais importantes que os dois, já que os filhos devem partir e ter suas vidas. Muito triste. O modelo de família tradicional e Cristão é oque dá certo. Digo para essa mulher para procurar um terapeuta familiar e cristão e, o principal, dar amor a eles e, resgatar seu amor próprio. Cuide-se, cuide de sua aparência, faça atividade física, dê amor ao seu filho que se sente só, aproxime-se dele. Incentive, faça algo que vc ame e seja feliz. SE o divórcio for inevitável, saia de cabeça erguida, lute por seus direitos e procure alguém que lhe ame e faça feliz. Saia com amigas, seja feliz! Não dá aer feliz e desabrochar oprimida assim dentro de sua casa. Pode ser que sua filha tenha problemas, neuroses ou maldade, mas ela fez as escolhas dela e seu marido as dele. Vc pode fazer as suas, seja feliz. vá para academia, faça regime, emagreça, fique linda, sinta-se linda, seja linda, encontre onde é feliz e seja feliz! Se de todo não for possível resgatar marido e filha, continue amanda a filha e fazendo seu melhor com amor, pois o amor quebra todas as arreias e não esqueça de escancarar a porta da felicidade!

Anônimo disse...


É da abundância do coração, fala a boca. Am William Salão Bush do NY, EUA. Minha esposa EX marido usou um feitiço sobre minha esposa e ela voltou para ele. Senti o coração partido por eu não saber como recuperá-la. Eu fiz tudo que eu podia fazer para recuperá-la com seus amigos mais próximos, mas nada funcionou. Então, no meu local de trabalho, eu tentei procurar ajuda on-line e encontrei vários testificadores de como um médico chamado Adoda tem sido fiel e útil com suas magias. Eu dei-lhe uma tentativa por entrar em contato com ele e expliquei o meu problema com ele. Doutor Adoda preparou um feitiço para mim que trouxe de volta a minha esposa dentro de 12 a 16 horas após i em contato com ele. Ele me assegurou que nada pode nos separar novamente e, desde 2015 até este momento, eu ter sido cheio de alegria com minha esposa. Contacte-lo hoje para qualquer tipo de ajuda, Ele está pronto para ajudar .. através do email: adodalovespelltemple@gmail.com

Ze disse...

nao tem complexo de elektra em psicanalise, este é um termo cunhado por jung em psicologia analitica, em psicanalise é complexo de edipo feminino, este é mais complexo, o menino aceita a lei do pai como detentor do falo, mas a menina tenta seduzir o pai e se vingar da mãe por não ter pênis, pois a menina pensava que podia possuir sexualmente a mãe, coisa que só o homem pode fazer. complexo de elektra é coisa do ariano fanfarrão! não esculhambem freud.

Unknown disse...

Perfeito também entendo que todos passam por isso de alguma forma, hoje eu estou nessa fase...e com muita caltela trato esse sentimento, para suprir da melhor forma.

Unknown disse...

Perfeito também entendo que todos passam por isso de alguma forma, hoje eu estou nessa fase...e com muita caltela trato esse sentimento, para suprir da melhor forma.

Anônimo disse...

Eu não acompanhei os comentários e nem sei se já fizeram essa pergunta, então vai.. é possível na idade adulta o filho que era apegado com a mãe,ter afinidade, se apaixonar ou se relacionar com mulheres quem tenham características ou semelhanças da mãe?

Anônimo disse...

Meu namorado tem uma filha de dez anos de um relacionamento sem vinculo (apenas uma transa)nunca morou ou teve algum tipo de relacionamento com a mae de sua filha, bem como nunca morou no mesmo lar que filha e mãe, ele morava em Londres e mae e filha aqui no Brasil ele via a menina nesses dez anos duas vezes apenas falava com ele via telefone e video.
Atualmente ele veio morar no Brasil á cerca de um ano e desde então esta mais próximo a essa filha. Eu conheci a menina e ela faz de tudo para atrapalhar minha relação com o pai, chegando ate inventar coisas para que eu brigue com ele, quando estamos juntos ela faz de tudo para chamar a atenção dele e tirar eu do foco, ate mesmo se machucar. Gostaria de saber se neste caso se trata de um situação Edipiana, visto que, ela nunca teve esse contato paternal e logo a castração possa não ter sido feita?

Unknown disse...

Leiam sobre "édipo, o complexo que nenhuma criança escapa" J.D.Nasio;
Assistam a série no Netflix, "Motel Bates" ou o filme: "No limite do silêncio" com Andy Garcia

Duas sugestões para entender os reflexos simbióticos entre mãe e filho;

Anônimo disse...

eu vivo com um hoem de 47 anos que só ve videos pornos e acredita que uma das mulheres deste video deve ser a mãe dele qto moça.Sera doente/ Qdo a relações seuais tem dificuldade eretil e varicocele

Juliana disse...

Gente, eu sou lésbica e sou apaixonada pela minha mãe, que também é lésbica! Será que alguma psicóloga / terapeuta pode falar comigo? Só mulheres, por favor, não confio em homens!

Favor escrever para jullylewis69@hotmail.com

Jane wembli disse...

eu o amo tanto que estamos casados ​​há 5 anos com dois filhos. quando ele foi de férias para a Flórida, ele quis dizer uma dama chamada Clara, ele me disse que não estava mais interessado no casamento. eu estava tão confusa e procurando ajuda, que não sei o que fazer até conhecer minha amiga, Miss Mercy, e lhe contar sobre o meu problema. ela me disse para não me preocupar com o fato de ter um problema semelhante antes e me apresentar a um homem chamado Dr. Wealthy que lançou um feitiço em seu ex e o trouxe de volta depois das 24 horas. Miss Mercy me pede para entrar em contato com wealthylovespell@gmail.com contatei-o para me ajudar a trazer de volta meu marido e ele me pediu para não me preocupar com o fato de os deuses de seus antepassados ​​lutarem por mim. Ele me disse que por 24 horas ele voltará a me unir a mim e a meu marido. Depois de 24 horas, meu marido ligou e me disse que voltaria para procurar coisas comigo. Fiquei surpresa quando o vi e ele começou a chorar por perdão. No momento, sou a mulher mais feliz do mundo pelo que esse grande lançador de feitiços fez por mim e pelo meu marido. Você pode entrar em contato com: wealthylovespell@gmail.com ou whatsapp +2348105150446

Jac disse...

Eu acho que o problemas desse cara é que ele deve ser gay mas não consegue assumir...

Jac disse...

Amiga, como vc está hj?

Anônimo disse...

Concordo, apaga essa baboseira de feitiço, magia, que m....é essa ?

Anônimo disse...

Engraçado entrei aqui para procurar uma explicação para uma situação parecida. Minha amiga tem uma filha de 17 anos, mas desde os 14 percebo que ela imitava sua mãe em tudo. Tudo queria igual, namorou alguns garotos, e de repente, se envolveu com uma garota, mas ela continua se espelhando em tudo na própria mãe, a mãe tudo que faz conta pra filha, e nunca achei isso saudável, mas ela dizia que não escondia nada dos filhos. Então a filha diz que a mulher mais linda e integente do mundo é sua mãe, sendo que a mãe, detesta leitura,passa o dia nas redes sociais, so leu uns livros forçada quando fez uma graduação. E acha que a filha tem paixão pela mãe, então como explica essa oscilação entre garotos e garotas? Não sei como te ajudar, mas tenho muitas vezes alertando minha amiga,mas ela é daquelas que nem liga. E pra você, acho que seria melhor uma consulta com um psicólogo, talvez ele te ajude a entender o wue está se passando entre você e sua mãe. Boa sorte !

Olivia disse...

O amor é lindo quando você tem alguém para compartilhar com o Dr. Osaze, um feiticeiro muito genuíno e um homem de sabedoria muito único e poderoso. Não conseguia ficar rico porque tinha problemas familiares. Minha esposa se divorciou de mim porque não posso ficar rico com isso. Eu estava tão preocupada e sempre chorando e até pensando em me matar, mas um amigo meu me apresentou a um grande homem chamado Dr. Osaze, que também o ajudou com seu problema. ele me deu seu e-mail e contato e eu o contatei e expliquei tudo a ele. Ele me garantiu que vai me ajudar e eu não devo me preocupar. Dr. Osaze trouxe alegria de volta para minha vida e para minha família, trazendo minha esposa de volta para mim e hoje eu sou um homem do arroz, com seus poderes espirituais, me fazendo arroz curando o câncer da minha irmã, curando também a loucura do meu primo com seu poderes especiais, mas não foi fácil para mim porque me custou algum dinheiro e também fez meu meio-irmão ganhar na loteria de $ 2 milhões. Drosaze é realmente um homem talentoso, incrível e muito bom que realmente sabe fazer seu trabalho ogiogunr e se não fosse por ele, como seria minha vida? Muito obrigado Dr. osaze e nunca vou parar de falar sobre seus grandes feitos. Palavras não podem expressar o quão bom você tem feito por mim e minha família e eu acredito que mesmo mil palavras não serão suficientes para descrever suas boas e grandes obras. Se você precisa de alguma ajuda espiritual, por que não corre ao Dr. Osaze? basta entrar em contato com o email: (Drosaze@gmail.com) E ele vai te ajudar. Dr. osaze é inofensivo, seguro e confiável, então entre em contato com ele agora e obtenha sua solução. Obrigado Dr. osaze his whatsapp +2348066574752

olivia disse...

Eu sou a Sra. Olivia Vincent, dos Estados Unidos, quero compartilhar um testemunho de minha vida com todos. Fui casada com meu marido Vincent, amo-o tanto que estamos casados ​​há sete anos e temos dois filhos. Quando ele saiu de férias para a França, ele educou uma mulher chamada Ashley, ele me disse que não estava mais interessado em nosso casamento. Ele estava tão confuso e procurando ajuda que não sabia o que fazer até que eu encontrei minha amiga Maria e contei a ela sobre meu problema. Ela me disse para não me preocupar porque ela tinha um problema semelhante antes e ela me apresentou a um homem chamado Dr. Osaze, que lançou um feitiço em seu ex-namorado e o trouxe de volta após 3 dias. Maria me pede para entrar em contato com o Drosaze. Eu o contatei para me ajudar a trazer meu marido de volta e ela me pediu para não me preocupar porque os deuses de seus ancestrais lutam por mim. Ela me disse que depois de três dias ele se reuniria a mim e a meu marido. Depois de três dias meu marido me ligou e me disse que ainda estava procurando coisas comigo, ele me surpreendeu quando eu o vi e começou a chorar por perdão. No momento sou a mulher mais feliz do mundo pelo que esse grande médico tem feito por mim e meu marido, você pode entrar em contato com o e-mail dele: (drosazedrosaze@gmail.com) Ou whatsapp .. ele neste tópico. (+2348066574752). Entre em contato com ele para quaisquer problemas, tais como:
(1) Se você quer o seu ex-marido de volta
(2) se ele ainda tiver pesadelos.
(3) ele deseja ser promovido em seu cargo.
(4) Se você quiser um filho.
(5) medicamentos fitoterápicos
(6) Você quer ser rico.
(7) Você deseja amarrar seu marido / esposa a ele para sempre.
(8) Se ele precisar de ajuda financeira.
(9) Deixe as pessoas obedecerem às suas palavras e fazerem o que quiserem
(10) Solução de caso ETC
Contate-o novamente em (drosazedrosaze@gmail.com) ou WhatsApp .. ele neste número. (+2348066574752). e seja abençoado

olivia disse...

Eu sou a Sra. Olivia Vincent, dos Estados Unidos, quero compartilhar um testemunho de minha vida com todos. Fui casada com meu marido Vincent, amo-o tanto que estamos casados ​​há sete anos e temos dois filhos. Quando ele saiu de férias para a França, ele educou uma mulher chamada Ashley, ele me disse que não estava mais interessado em nosso casamento. Ele estava tão confuso e procurando ajuda que não sabia o que fazer até que eu encontrei minha amiga Maria e contei a ela sobre meu problema. Ela me disse para não me preocupar porque ela tinha um problema semelhante antes e ela me apresentou a um homem chamado Dr. Osaze, que lançou um feitiço em seu ex-namorado e o trouxe de volta após 3 dias. Maria me pede para entrar em contato com o Drosaze. Eu o contatei para me ajudar a trazer meu marido de volta e ela me pediu para não me preocupar porque os deuses de seus ancestrais lutam por mim. Ela me disse que depois de três dias ele se reuniria a mim e a meu marido. Depois de três dias meu marido me ligou e me disse que ainda estava procurando coisas comigo, ele me surpreendeu quando eu o vi e comecei a chorar por perdão. No momento sou a mulher mais feliz do mundo pelo que esse grande médico tem feito por mim e meu marido, você pode entrar em contato com o e-mail dele: (drosazedrosaze@gmail.com) Ou whatsapp .. ele neste tópico. (+2348066574752). Entre em contato com ele para quaisquer problemas, tais como:
(1) Se você quer o seu ex-marido de volta
(2) se ele ainda tiver pesadelos.
(3) ele deseja ser promovido em seu cargo.
(4) Se você quiser um filho.
(5) medicamentos fitoterápicos
(6) Você quer ser rico.
(7) Você deseja amarrar seu marido / esposa a ele para sempre.
(8) Se ele precisar de ajuda financeira.
(9) Deixe as pessoas obedecerem às suas palavras e fazerem o que quiserem
(10) Solução de caso ETC
Contate-o novamente em (drosazedrosaze@gmail.com) ou WhatsApp .. ele neste número. (+2348066574752). e seja abençoado

mercy disse...

O amor é lindo quando você tem alguém para compartilhar com o Dr. Osaze, um feiticeiro muito genuíno e um homem de sabedoria único e poderoso. Não pude ter um filho porque tenho problemas familiares. Meu marido se divorciou de mim porque não posso lhe dar um filho. Ele estava tão preocupado e sempre chorava e até pensava em me matar, mas um amigo me apresentou a um grande homem chamado Dr. Osaze, que também a ajudou com seu problema anos atrás. Pergunto se farei algo para deixar minha família feliz. ela procurou o contato e seu e-mail me deu seu e-mail e seus detalhes de contato e entrei em contato com ele e expliquei tudo. Ela me garantiu que vai me ajudar e que eu não devo me preocupar. O Dr. Osaze trouxe alegria para a minha vida e para a minha família, trouxe-me o meu marido e hoje sou mãe de dois filhos e ele também faz o meu arroz, dá-me o jogo da Lotaria e eu vim, com os seus poderes espirituais, a fazer me arroz curando o câncer da minha irmã, com o seu especial. poderes, mas não foi fácil para mim porque ele me custou algum dinheiro como $ 500 e também fez meu meio-irmão ganhar na loteria de $ 2 milhões. Drosaze é realmente um homem talentoso, incrível e muito bom que realmente sabe fazer seu trabalho como um ogiogunr dele e se não fosse por ele como seria minha vida? No começo eu nunca acreditei até que ele me deu uma tarefa que eu não fazia e funcionou desde então acredito em tudo que ele sempre me diz para fazer. Muito obrigado Dr. Osaze e eu nunca vou parar de falar sobre seus grandes feitos. Palavras não podem expressar o quão bem ele fez por mim e minha família e eu não acho que nem mesmo mil palavras são suficientes para descrever suas grandes e boas obras. É por isso que tenho que aproveitar esta oportunidade para dar meu testemunho aqui. Se você precisa de ajuda espiritual, por que não corre ao Dr. Osaze? basta entrar em contato com o email: (Drosazedrosaze@gmail.com) E ele vai te ajudar também, por que ele não tenta primeiro? O Dr. osaze é inofensivo, seguro e confiável, então entre em contato com ele agora e obtenha a solução com ele. Obrigado Dr. osaze e também seu número Whatsapp você pode adicioná-lo +2348066574752

mercy disse...

O amor é lindo quando você tem alguém para compartilhar com o Dr. Osaze, um feiticeiro muito genuíno e um homem de sabedoria único e poderoso. Não pude ter um filho porque tenho problemas familiares. Meu marido se divorciou de mim porque não posso lhe dar um filho. Ele estava tão preocupado e sempre chorava e até pensava em me matar, mas um amigo me apresentou a um grande homem chamado Dr. Osaze, que também a ajudou com seu problema anos atrás. Pergunto se farei algo para deixar minha família feliz. ela procurou o contato e seu e-mail me deu seu e-mail e seus detalhes de contato e entrei em contato com ele e expliquei tudo. Ela me garantiu que vai me ajudar e que eu não devo me preocupar. O Dr. Osaze trouxe alegria para a minha vida e para a minha família, trouxe-me o meu marido e hoje sou mãe de dois filhos e ele também faz o meu arroz, dá-me o jogo da Lotaria e eu vim, com os seus poderes espirituais, a fazer me arroz curando o câncer da minha irmã, com o seu especial. poderes, mas não foi fácil para mim porque ele me custou algum dinheiro como $ 500 e também fez meu meio-irmão ganhar na loteria de $ 2 milhões. Drosaze é realmente um homem talentoso, incrível e muito bom que realmente sabe fazer seu trabalho como um ogiogunr dele e se não fosse por ele como seria minha vida? No começo eu nunca acreditei até que ele me deu uma tarefa que eu não fazia e funcionou desde então acredito em tudo que ele sempre me diz para fazer. Muito obrigado Dr. Osaze e eu nunca vou parar de falar sobre seus grandes feitos. Palavras não podem expressar o quão bem ele fez por mim e minha família e eu não acho que nem mesmo mil palavras são suficientes para descrever suas grandes e boas obras. É por isso que tenho que aproveitar esta oportunidade para dar meu testemunho aqui. Se você precisa de ajuda espiritual, por que não corre ao Dr. Osaze? basta entrar em contato com o email: (Drosazedrosaze@gmail.com) E ele vai te ajudar também, por que ele não tenta primeiro? O Dr. osaze é inofensivo, seguro e confiável, então entre em contato com ele agora e obtenha a solução com ele. Obrigado Dr. osaze e também seu número Whatsapp você pode adicioná-lo +2348066574752

Bridget Helen disse...

O amor é lindo quando você tem alguém para compartilhá-lo com o Dr. Ekpen ogiogun é um verdadeiro feiticeiro e um homem de sabedoria muito único e poderoso. Não consegui engravidar porque ele tinha problemas de fertilidade. Meu marido se divorciou de mim por causa disso. Eu estava tão preocupada e sempre chorando e até pensando em me matar, mas um amigo meu me apresentou a um grande homem chamado Dr. Ekpen ogiogun, que também a ajudou com seu problema. Ela me deu o e-mail dele, entrei em contato com ele e expliquei tudo para ele. Ele me garantiu que vai me ajudar e eu não devo me preocupar. Dr. Ekpen ogiogun trouxe alegria de volta para minha vida e minha família, trazendo meu marido de volta para mim com seus poderes espirituais, me deixando grávida, curando o câncer de minha irmã, também curando o vírus HIV de meu primo com seus poderes especiais, e ele também fez meu meio-irmão ganhou na loteria de $ 2 milhões. Dr. Ekpen ogiogu é realmente um homem talentoso, incrível e muito bom que realmente sabe fazer seu trabalho ogiogunr e se não fosse por ele, como seria minha vida? Dr. Ekpen ogiogun muito obrigado e nunca vou parar de falar sobre suas grandes conquistas. Palavras não podem expressar quanto bem você tem feito para mim e minha família e acredito que mesmo mil palavras não serão suficientes para descrever suas grandes boas obras. Se você precisa de ajuda espiritual, por que não correr para o Dr. Ekpen ogiogun? basta entrar em contato com o Dr. Ekpen ogiogun em seu e-mail: (ekpenogiogunspellcaster@gmail.com) e ele o ajudará. Dr. Ekpen ogiogun é inofensivo, seguro e confiável, então entre em contato com ele agora e obtenha sua solução. Obrigado, Dr. Ekpen ogiogun, seu WhatsApp +2347045604010. ekpenogiogunspellcaster@gmail.com

Dr Noble disse...

Como Reconquistei Meu Ex Marido...........

Depois de um ano de casamento desfeito, meu amante me deixou com um filho, tive vontade de acabar com tudo, quase me suicidi porque ele nos deixou sem nada, fiquei emocionalmente deprimido todo esse tempo. Graças a um lançador de feitiços chamado Dr Noble, que conheci online, que trouxe meu amante de volta para mim. Em um dia fiel, enquanto navegava pela internet, me deparei com vários testemunhos sobre o Dr Noble Algumas pessoas testemunharam que ele trouxe seu ex-amante de volta, alguns testemunharam que ele restaura o útero, cura o câncer e outras doenças, você pode entrar em contato ele se você precisar de sua ajuda em qualquer problema

Lançando feitiços de boa sorte ??
você quer um feitiço autêntico
* Feitiços de boa sorte. ?
* Retornar feitiços de amantes perdidos?
* Feitiços de amarração de amor?
* Feitiços de casamento?
* Feitiços de divórcio?
* parar feitiços de divórcio?
* Banir feitiços de amantes passados?
* Quebrando feitiços
*Feitiço de cura ??????
* Feitiço de trabalho ????

gmail:: greatdrnoble52@gmail.com
WhatsApp para ele +2348137972107

Anonymous disse...

Estou muito feliz hoje com minha família, meu nome é Kate Glory. Tenho 34 anos de idade. Meu marido me deixou por 1 ano e eu o amo tanto que estou procurando uma maneira de recuperá-lo desde então. Eu tentei muitas opções, mas ele não voltou, até que conheci um amigo que me encaminhou para o Dr. Ibinoba, um poderoso lançador de feitiços, que me ajudou a trazer meu marido de volta após 2 dias. Eu e meu marido estamos vivendo felizes juntos hoje, esse homem é ótimo, você pode contatá-lo via WhatsApp: +2348085240869… .Ele está sempre lá para ajudá-lo, agora eu o chamo de meu pai. Entre em contato com ele agora, ele está sempre online, aqui está o contato dele .. WhatsApp para +2348085240869, e-mail: dromionoba12@gmail.com

Anonymous disse...

Este é um testemunho que vou dizer a todos para ouvir. eu sou casada há 4 anos e no quinto ano do meu casamento, outra mulher teve um feitiço para tirar meu amante de mim, então meu marido me deixou e as crianças e sofremos por 2 anos até que eu quis dizer um post onde este homem Dr.Ibinoba ajudou alguém e eu decidi dar-lhe uma chance para me ajudar a trazer meu adorável marido para casa e acredite em mim acabei de enviar minha foto para ele e para o meu marido e depois de 48 horas como ele me disse, eu vi um carro entrar na casa e eis que era meu marido, ele voltou para mim e para as crianças. você. Entre em contato com ele no WhatsApp: +2348085240869,E-mail: dromionoba12@gmail.com

Maria Dominguez disse...

Com todo respeito a você e seus feitiços, devo compartilhar este testemunho com todos, meu ex-marido não esteve aqui por um ano, fui a todos os lugares e pedi ajuda a outros feiticeiros, mas não houve resultado até que meu amigo me apresentou para o Dr. Robbinson Depois que um feitiço de reconciliação foi feito em mim e no meu marido, finalmente fui chamado por ele. Suas maravilhas fizeram maravilhas, e meu marido voltou cheio de amor. É um milagre! De repente ele voltou com flores dizendo que eu tinha que perdoá-lo, fiquei muito chocada quando meu marido se ajoelhou para implorar perdão e que eu aceitaria. Estou realmente ficando sem palavras e estou feliz que você é Deus enviado por mim e toda a minha família. E agora sou uma mulher feliz novamente. Muito obrigado DR Robbinsson. Para quem procura um círculo de feitiços real, seu contato é
WhatsApp: + 1 2 2 6 7 7 0 5 7 9 5
E-mail: Drrobbinssonspiritualhome @ gmail c o m

Anonymous disse...

Olá, por favor me ajude a compartilhar esta história de vida, eu sou Hilary Smith. ela de volta tanto por causa do amor que tenho por ela, reclamei meu problema com minha amiga e ela sugeriu que eu deveria entrar em contato com um lançador de feitiços chamado Dr ibinoba que o mesmo homem a ajudava alguns anos atrás, o que trouxe seu ex de volta um ano atrás, eu sou do tipo que não acredita em feitiço, eu não tive escolha a não ser tentar a minha sorte. Entrei em contato com o lançador de feitiços e ele me disse que meu problema é muito pequeno para resolver e eu ficarei bem em três dias após o feitiço ser feito e meu ex retornará para mim sem falha, ele lançou o feitiço e surpreendentemente no segundo dia, era por volta das 19h Minha ex-namorada me ligou, fiquei tão chocada, imediatamente atendi a ligação e tudo o que ela disse foi, ela sente muito por tudo o que aconteceu, ela sente falta e quer que eu volte para ela e ela me ama tanto, eu estava tão feliz e foi assim que começamos a viver juntos e felizes de novo. ibinoba que me ajudou com meu próprio problema, entre em contato com ele através deste: Whatsapp +2348085240869,E-mail: dromionoba12@gmail.com Ele não irá decepcioná-lo, eu lhe dou 100% de garantia de seu bom trabalho.

Anônimo disse...

Com certeza isso ocorre muinto no cotidiano m7intas vezes desapercebido mas está la

anonymous disse...

Quero compartilhar com o mundo como o Dr. Ajayi, o Grande homem, foi abençoado por seus ancestrais com poder espiritual. Ele me ajudou a reencontrar meu casamento com meu marido, que terminou comigo há 2 anos, tenho tentado recuperá-lo e quase desisti, mas o Dr. Ajayi conseguiu me fazer sorrir novamente. Dr. Ajayi é um verdadeiro lançador de feitiços, você também pode recuperar seu ex e viver uma vida feliz para sempre com a ajuda do Dr. E-mail de contato: drajayi1990@gmail.com ou Whatsapp: +2347084887094