18 agosto 2008

CONVERSA na Biblioteca

Folha explica, CLIPP conversa: O que é psicanálise Lacaniana?

Quem é Lacan? Psicanalista e psiquiatra, o francês Jacques Lacan (1901-81) é considerado um autor difícil, de poucos textos e de estilo elíptico. Tinha tudo para ser esquecido. No entanto, suas idéias tornaram-se obrigatórias para os interessados em clínica psicanalítica e para quem quer compreender as coisas da Cultura no século XXI.

Por ocasião da primeira “Conversa na Biblioteca da CLIPP: Psicanálise e Cultura” (ciclo 2008-2009), CLIPP e PUBLIFOLHA convidam para o debate-lançamento do livro LACAN, de Vladimir Safatle, professor de filosofia da FFLCH-USP, sócio-fundador e membro do Conselho Consultivo da CLIPP.

Além do autor, dos interessados em discutir aspectos teóricos, práticos e culturais da psicanálise lacaniana, são convidados para formular algumas questões suscitadas pelo o livro:

Michel Riaudel, doutor em literatura comparada (Paris X), professor agregé em Paris, especialista em literatura brasileira, foi o editor da revista Infos Brésil (1984-2006) e o organizador do catálogo bibliográfico France-Brésil (Ano do Brasil na França), 2005.

Sandra Grostein, psicanalista da Associação Mundial de Psicanálise, Diretora Geral da Seção São Paulo da Escola Brasileira de Psicanálise, sócio-fundadora e membro do Conselho Consultivo da CLIPP.

Tales Ab’Saber, psicanalista e ensaísta, autor de A Imagem Fria, O Sonhar restaurado: formas de sonhar em Bion, Winnicott e Freud, Mimese do humano, Crítica da desumanização: uma leitura de Manuel Bandeira.

Mediadora: Maria Noemi de Araujo, psicanalista, Diretora de Biblioteca e Publicações da CLIPP.

Data: 21 de agosto, às 20h30, na Sede da CLIPP
Local: Rua Cardoso de Almeida, nº 60, Conj. 111. Perdizes, São Paulo
Informações: (011) 3864-7023
Site:
www.clipp.org.br E-mail: psicanalise.clipp@terra.com.br

Atividade aberta e gratuita