23 maio 2008

FOLHA EXPLICA

Livro conta vida e obra de Freud e esmiuça principais conceitos; leia introdução

da Folha Online

Leia a seguir o primeiro capítulo do livro "Freud", volume da coleção "Folha Explica" que conta a vida e a obra de Freud e o desenvolvimento da psicanálise. A introdução pode ser lida abaixo.

Divulgação
"Folha Explica Freud" traz conceitos fundamentais da psicanálise

O livro descreve o trabalho de Freud com Charcot, médico francês que usava hipnotismo para tratar pacientes de histeria, e como, a partir de suas pesquisas, chegou ao conceito do "inconsciente" e tentou desvendar seu funcionamento. Aborda o estudo da sexualidade infantil e a formulação do complexo de Édipo, além da libido, a neurose, a perversão e o desenvolvimento da psicanálise.

O texto mostra como Freud chegou à idéia de mal-estar da civilização após observar a Primeira Guerra e discute a evolução da psicanálise a partir dos discípulos de Freud. A linguagem clara esmiuça os principais conceitos da psicanálise para estudantes e o leitor comum.

-Leia resenha "Livro revela o poder do inconsciente", de André Singer, publicada à época do lançamento do livro.

Como o nome indica, a série "Folha Explica" ambiciona explicar os assuntos tratados e fazê-lo em um contexto brasileiro: cada livro oferece ao leitor condições não só para que fique bem informado, mas para que possa refletir sobre o tema, de uma perspectiva atual e consciente das circunstâncias do país.


Nenhum comentário: