15 agosto 2007

RÉUS FEIOS TÊM MAIS CHANCES DE SER CONDENADOS

Por e-mail

Réus feios têm mais chances de ser condenados, diz estudo

Jurados são mais rígidos com os feios, diz estudo

Pessoas feias têm mais chances de serem condenadas por júris populares do que pessoas bonitas, de acordo com um estudo realizado pela Universidade de Bath, na Grã-Bretanha.

No estudo, cada um dos 96 voluntários (metade brancos, metade negros) recebeu a transcrição de um roubo fictício, com uma foto do suposto réu.

A descrição do crime era sempre a mesma, mas fotos diferentes foram anexadas. Duas das fotos mostravam réus negros, um considerado feio e outro bonito por participantes de um estudo separado. Foram usadas ainda duas fotos de réus brancos, um belo e outro feio.

Os voluntários foram orientados a julgar a culpa do réu em uma escala de zero a dez e dar um veredicto de culpado ou inocente. No caso de considerarem o réu culpado, eles precisaram ainda estabelecer uma sentença.

Bonitos e feios

O estudo observou que os jurados tendem a considerar os réus atraentes menos culpados do que os réus feios.

“Nosso estudo confirmou pesquisas anteriores sobre os efeitos das características dos réus, tais como a aparência física, nas decisões de júris. Os réus atraentes são, ao que parece, julgados de forma menos rígida do que os réus feios”, afirmou a pesquisadora Sandie Taylor.

“Talvez a Justiça não seja tão cega assim”, disse a pesquisadora.

Outra descoberta interessante foi que a etnia do réu ou do jurado não afetou o veredicto. Mas os réus negros e feios tiveram sentenças mais longas quando considerados culpados.

“É interessante que ser um réu negro e pouco atraente só teve impacto na sentença, mas não no veredicto de culpa dado pelos jurados.”

“Eu acho, no entanto, que é uma descoberta positiva o fato de que nem os participantes brancos nem os negros mostraram uma inclinação para com seu próprio grupo étnico”, disse Taylor.

O estudo foi apresentado na Conferência Anual da Sociedade Britânica de Psicologia.

4 comentários:

João Carlos disse...

Está precisando "ativar a moderação" em seu Blog...

Mas, sobre o assunto, criminoso, vá lá... mas, ainda por cima, feio?... Não, aí já é demais... :)

Rogério Silva disse...

João
obrigado pela dica, eu de fato olhei mas não dei importância, mas vc tem razão, existem muitos aproveitadores e ai temos de fazer o trabalho de polícia.
continue nos visitando
abs rogerio
ah! játivei o moderador

Anônimo disse...

blog legal.

Post atual interessante, faça uma pesquisa nas ruas do Brasil, talvez o resultado seja pior.

Gostaria de fazer uma parceria com seu blog, troca de banners.Se ficar interessado responda o comentário.


grande abraço.

Rogério Silva disse...

caro Hugo
Seja bem vindo
Há um ditado que diz que "beleza não põe mesa", contudo o estudo mostra o contrário.
Não sei se podemos dizer que o estudo é científico pois a amostra é pequena e o controle duvidoso, mas concorda, pelo menos em parte, com a mídia que só vende produtos com propaganda de gente bonita.
Enfim, dá para chamar a atenção.
abs rogerio