21 fevereiro 2007

COMENTÁRIO DO BLOG RODA DE CIENCIA

Por Rogério Silva
Tenho lido com atenção todos os post sobre ciência e religião publicados aqui no blog e parece que a questão da religiosidade começa a tomar forma entre os cientistas. Parece que esta mais para re+ligare do que para co(n)+fundir.

Vejo que a questão não é nova e só para citar alguns mistos de religião e ciência, fico pensando em que balaio devemos colocá-los, se no dos religiosos ou no dos cientistas.

Gregor Mendel, cruzando ervilhas inventou a genética que evoluiu tanto que hoje em dia quase não se fala mais nele.

Teilhard de Chadin, um grande paleontólogo recebeu ordem de embarcar para Tientsin, na China, onde a Companhia de Jesus acabava de abrir um instituto de estudos superiores. Era mais do que um exílio. Era uma tentativa de calar a sua voz nos meios culturais e científicos.

Foi um erro tático da Companhia de Jesus. Ela ignorava que na China, naquela ocasião, realizavam-se diversas escavações e expedições paleontológicas. Sem querer, os jesuítas tinham posto o homem certo no tempo e nos lugares certos. Embarcando em Marselha em 1923, Teilhard de Chardin permaneceria na China até 1946, com raras viagens ao Ocidente. Teilhard não se afastou dos estudos nem pesquisas. Aprofundou-se cada vez mais na ciência, sabendo que, através dela, poderia criar um novo sistema teológico. Em sua mente, começaram a tomar forma os principais conceitos que mais tarde seriam catalogados como o evolucionismo cristão.
Só foi reconhecido pela igreja após a sua morte e a sua principal obra foi O Fenômeno Humano.

Para citar alguns brasileiros, temos a Madre Fátima da Universidade Santa Úrsula que doutorou-se em Nancy, França, tornando-se uma das maiores autoridades em biologia marinha do Brasil.

Por último gostaria de citar o Psicanalista Hélio Pellegrino, mineiro e católico de carteirinha que denunciou, nos idos de 80 a ação dos “barões” da psicanálise. Militante do PT (daquela época) acreditava que a religião e a política não atrapalhavam o desenvolvimento da psicanálise.

Nenhum comentário: