15 agosto 2006

GRUPO DE ESTUDOS SOBRE GRUPOS

GRUPO DE ESTUDOS SOBRE GRUPOS

Coordenadores:

Jorge Broide [1]

Emilia Estivalet Broide [2]

O mundo contemporâneo apresenta grandes desafios à prática clínica realizada a partir da psicanálise. O nosso fazer tem avançado por todos os lugares aonde a vida pulsa: nas ruas, nas instituições públicas, no terceiro setor, na iniciativa privada.

Como avançar? Como trabalhar nestas situações sociais críticas com as quais muitos de nós temos nos deparado no dia-a-dia, sem perder o pensamento clínico e o rigor na abordagem do sujeito e da instituição? É isto que nos propomos a realizar enquanto reflexão neste espaço de estudos.

Nosso roteiro no campo desta clínica tem sido o estudo psicanalítico dos grupos. Estudamos grupos em grupo. É neste espaço dinâmico que se dá a reflexão do trabalho cotidiano através da teoria. A referencia de origem é a obra de Enrique Pichon Rivière. É através dela que adentramos, também, nos trabalhos de Bion (Escola Inglesa) e Kaës (Escola Francesa).

Os encontros se darão nas quartas-feiras, às 19:30 hs,

na Rua Ministro Godoy, 1276. Perdizes São Paulo SP.

Tel: (11) 3672-2659

emilia_bro@uol.com.br e jorgebro@uol.com.br

[1] Psicólogo, psicanalista, Mestre em Psicologia Clinica pela PUC de Campinas, Doutor em Psicologia Social pela PUC de São Paulo, com quase trinta anos de experiência no consultório, como consultor de instituições públicas, privadas, e no terceiro setor operando no campo das situações sociais críticas e em grupos.

[2] Psicanalista. Membro da Associação Psicanalítica de Porto Alegre (APPOA). Assessora Técnica da Secretaria da Saúde de Guarulhos/SP. Consultora de Projetos na Área Social e da Saúde, em instituições públicas e privadas. Trabalho clínico em consultório há 19 anos.

PsiDivulga

Nenhum comentário: