19 julho 2006

PRECONCEITO IMPLICITO


Edição Nº 50 - julho de 2006

Scientific American Brasil

Preconceito implícito

por Sally Lehman

Mahzarin Banaji mostra percepções distorcidas que raramente admitimos ter

Mahzarin Banaji brigava com o projetor de slides quando começaram a entrar no auditório os executivos do New Line Cinema - o estúdio de cinema de Los Angeles que produziu a trilogia Senhor dos anéis. Eles não pareciam muito animados. Haviam sido informados de uma palestra sobre diversidade que incluiria alguns vídeos. "Minha expectativa era de tédio total", admitiu Camela Galano, a presidente da empresa.

No intervalo, no entanto, amontoaram-se em torno da palestrante não só os executivos da New Line como também vários outros da HBO (ambas as empresas são subsidiárias da Time Warner). A psicóloga social da Universidade Harvard começara a palestra com uma série de imagens que denunciavam alguns truques da mente. Um dos vídeos mostrava um grupo de pessoas trocando passes de basquete. Dos 45 espectadores, apenas um percebeu a mulher que andava lentamente pelo meio do grupo carregando um guarda-chuva branco aberto. Depois de mais alguns exemplos, Banaji convenceu-os de que esse tipo de engano de percepção ocorre o tempo todo, sobretudo em atitudes inconscientes.

Segundo Banaji, o preconceito é comum, está oculto e continua ativo fora do plano consciente, mesmo em pessoas com visão de mundo genuinamente igualitária. Ao dar-se conta do poder das atitudes inconscientes nas tomadas de decisão no dia-a-dia, o grupo decidiu levar isso a público. Qualquer pessoa pode realizar os testes pela internet (implicit.harvard.edu/implicit) e descobrir, por exemplo, se prefere inconscientemente o novo ao velho, o magro ao gordo. O site contém ainda IATs que incluem associações entre países e culturas, como Índia/hindus e Paquistão/muçulmanos.

2 comentários:

Anônimo disse...

Looks nice! Awesome content. Good job guys.
»

Anônimo disse...

Ola Rogerio,

Essa ideia de preconceito implicito é bem interessante, e aliás bastante verdadeira. Prova que a percepção, os sentidos são guiados. Aliás, é bem possivel abrir os olhos e não ver nada nao sendo miope. A percepção não é neutra, ela é orientada por teoria, por pre-conceito, o que traz algum problema pra objetividade da observação em ciencia, et cetera... Eu so pergunto pq a psicologa estava dando esta palestra pra profissionais do cinema, será que ela foi ensinar eles truques novos? Afinal, se eles nao sabem isso teoricamente, dominam td isso muito bem, ao menos intuitivamente.

Sérgio