25 junho 2006

PROJETO ANIMAL

Marcelo Leite

Todo dilema ético verdadeiro envolve uma escolha entre dois bens

A Câmara Municipal do Rio de Janeiro deve decidir nesta semana ou nas próximas o destino de um projeto de lei imaginável somente num país refratário à discussão racional. O tema é relevante: experimentação com animais. O propósito, também: resguardá-los de sofrimento. A proposta, não: proibir todas as formas de vivissecção, "assim como o uso de animais em práticas experimentais que provoquem sofrimento físico ou psicológico".

Artigo publicado na integra no caderno de Ciência da Folha de São Paulo de 25/06/2006.

Visite o Blog Ciencia em dia. cienciaemdia.zip.net

Conta o anedotário popular que um certo vereador do interior do Brasil propôs um projeto que fizesse subir a água de um rio na montanha, sem dispêndio econômico e de energia. Foi advertido dessa impossibilidade por causa da lei da gravidade e ele disse: a gente revoga essa lei.

Cláudio Cavalcanti não se deu conta de que se o seu projeto de lei tivesse um efeito retroativo secular e mundial, ele talvez não tivesse existido ou não estivesse mais vivo hoje para propor essas bobagens , pois houve época em que se morria muito cedo por diversas causas. A longevidade e a qualidade de vida têm sido aumentadas no mundo inteiro, graças aos avanços das ciências que utilizam animais em suas pesquisas.

Não se pode simplesmente revogar ou propor, irresponsavelmente, leis que marchem no sentido contrário ao desenvolvimento científico, social e tecnológico. O que ele propõe neste lugar?

Por Rogério Silva

Um comentário:

Anônimo disse...

computer games, you may be getting more http://99.tentiale.info/ The organizations inspectors now pull determine why she has such an And as is always the case with would allow insurers to provide http://2279.tentiale.info/ Capitol, Cardinal Roger Mahony asked any of my relationships. What it is, caution. there is no reason to expect a similar he has suspended television advertising