06 maio 2011



155 anos do nascimento de Freud.

4 comentários:

Anônimo disse...

O pai da psicanálise nos deixou órfãos. Abraço Cynthia

soraya.magalhaes@gmail.com disse...

se deus está morto, que dirá freud.
mas sem corpo velado por perto... nem o osama.

Rogério Silva disse...

Cyntia e Soraya
Quando vocês dizem que Freud está morto e por isso estamos órfãos eu fico preocupado. Em 13 de maio de 2006 eu escrevi aqui um texto que já me tranqüilizava, LIVRO NEGRO PÕE FREUD NA FOGUEIRA, http://freudexplicablog.blogspot.com/2006/05/livro-negro-pe-freud-na-fogueira.html. Esse texto, em si, já responderia em parte as questões postas por vocês. Mas quando Nietzsche fala que Deus está morto, penso que quer dizer outra coisa e não iguala as mortes citadas com a de Deus.
Freud, Osama, eu e você existimos e por tanto, morremos. Deus é uma idéia, uma hipótese ou uma quimera. É como eu vejo.
No meu texto , falo assim, “Polêmica aberta, Elisabeth Roudinesco acusa os autores de "O Livro Negro da Psicanálise" de mentirem e deformarem a história dessa disciplina. A guerra contra Freud começou nos Estados Unidos há alguns anos; agora, a luta que opõe os discípulos de Freud aos psiquiatras e psicoterapeutas de diversas tendências chegou à França, onde logo após o lançamento do "Livro Negro", a historiadora da psicanálise lançou "Por Que Tanto Ódio? Anatomia do Livro Negro da Psicanálise".
Roudinesco escreveu o livro "Por Que a Psicanálise?" que serve como uma resposta antecipada ao livro negro. Esse debate entre os que combatem e os que defendem a psicanálise já aconteceu nos EUA.
Só falta nossotros pensarmos no assunto. E viva Freud e a Psicanalise!.

Raquel Amarante disse...

Ele é maior que sua idade..