30 maio 2008

MORRE EM SÃO PAULO AUSTREGÉSILO CARRANO BUENO

Morre aos 51 anos Austregésilo Carrano Bueno, escritor que inspirou 'Bicho de sete cabeças'

O Globo Online

SÃO PAULO - O escritor Austregésilo Carrano Bueno, de 51 anos, cuja história de vida inspirou o filme "Bicho de sete cabeças", da cineasta Laís Bodanzsky, estrelado por Rodrigo Santoro, faleceu às 17h40 desta terça-feira, dia 27 de maio, após passar menos de 24 horas internado no Hospital das Clínicas em São Paulo.

Ele deu entrada na emergência do hospital na segunda-feira, dia 26 de maio, em estado séptico avançado, devido a neoplasia do fígado (câncer) em estado terminal, de acordo com informações da assessoria do hospital. O quadro era bastante grave e não foi possível reverter a situação.

Austregésilo Carrano Bueno escreveu "Canto dos Malditos", livro no qual relata o sofrimento que passou em hospícios de Curitiba e do Rio de Janeiro, nos quais foi internado pelo pai à força aos 17 anos. O escritor nasceu em 1957, em Curitiba , Paraná.

Foi representante nacional dos usuários na reforma psiquiátrica do Brasil e recebeu em 28 de maio de 2003 uma homenagem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva por sua luta e empenho na construção da rede nacional de trabalhos substitutivos aos hospitais psiquiátricos no Brasil.


6 comentários:

Artigos e crônicas de Antonio Franco Nogueira disse...

Foi uma vítima das drogas; dum pai insensato e ignorante dos bastidores dessas instituições; e sobretudo, da insensibilidade humana e de políticos demagogos e inescrupulosos. Uma lástima!!!

Débora Matos disse...

Ele era um vagabundo que só queria saber de se drogar com o bando dele. Passava noites fora de casa e usava vários tipos de drogas.Chegou a dormir na rua no Rio de Janeiro. Pedia carona nas estradas para viajar. E pedia esmolas nas ruas para comer. Ele preferia isso a ficar com a família. O pai foi ignorante ao internar o filho, mas ele já não sabia mais o que fazer. O maior vilão dessa história é o diretor do hospital psiquiátrico que não teve a intenção de desintoxicar, curar e ressocializar o rapaz, ao que parece.

CACAU disse...

Tudo muito triste!!!

Unknown disse...

Ele foi um jovem,como qualquer outro,com seus pensametos e medos,se perdeu no momento em que mais precisou da família,e se encontrou, quando contou sua história,uma pessoa genial e bem humorada!!!!

Anônimo disse...

Vagabundo é quem julga a história alheia pela incapacidade de interpretar a própria realidade.

FREDERICO RIBEIRO disse...

Minha amiga Cirlei cansou de ver ele acorrentado em Curitiba... nunca vi o filme mas vou ve-lo, à todos os maocnheiros a PAZ DE JAH.